O calendário do IPVA e IPTU foram divulgados nas últimas semanas para que os contribuintes possam se organizar. Vale lembrar que o IPVA é a taxa cobrada para cada veículo que está em circulação no Brasil, enquanto o IPTU é a taxa cobrada dos proprietários ou inquilinos de imóveis localizados nas áreas urbanas do país.
Calendário IPVA
Santa Cataria definiu o calendário de pagamento do imposto para 2025. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, as alíquotas aplicadas no Estado estão mantidas, sendo 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e 1% para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de carga ou passageiros e os destinados à locação.
Sem aumentar o imposto, o imposto catarinense continua na lista dos mais baratos do Brasil.
O contribuinte tem três alternativas para o pagamento em SC. A primeira é a cota única. Onde o imposto deve ser quitado até o final de cada mês, conforme o final de cada placa.
Outra opção é o parcelamento em três vezes sem juros. O pagamento da 1ª cota deve ocorrer até o dia 10 de cada mês, conforme o final de cada placa.
A outra opção é o parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito: pagamento por meio de uma empresa credenciada.
Confira o calendário do IPVA
Distribuição de carnês de IPTU 2025 em Blumenau
O cronograma de distribuição dos carnês de 2025 já está definido: começará em 6 de janeiro, pelos Correios, com estimativa de conclusão até 31 do mesmo mês. Vale lembrar que o imposto recebeu apenas o reajuste do INPC, de 4,6%, assim como todos os anos.
O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 5% em fevereiro, com a guia verde; ou com 3% de desconto em março, com a guia amarela. Ou ainda, pode ser parcelado em até 11 vezes, com vencimento da primeira parcela em 13 de fevereiro.
Em Blumenau, também é possível doar parte do imposto para organizações filantrópicas, pagando o imposto à vista com valor cheio, com a guia branca. O valor correspondente ao desconto é encaminhado para o Fundo Municipal de Assistência Social.
Contribuintes que quitaram o imposto de 2024 em dia recebem o carnê já com desconto de bom pagador, que é de 2%.