As festas de Natal devem ser marcadas por tempo abafado em boa parte do país. Pancadas de chuva estão previstas para quase todas as regiões nos próximos dias. Seman deve ser de tempo quente com pancadas de chuva em boa parte do país.
Lucas Amorelli/NSC
Faltando uma semana para a véspera de Natal, o tempo quente, com muitas nuvens e pancadas de chuva deve predominar em boa parte do país. De acordo com a Climatempo, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte deve registrar os maiores volumes de chuva nesse período.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que a expectativa é de um Natal mais normal, de clima quente e chuvoso.
“Faz tanto tempo que a gente não tem um Natal um pouco mais normal, no sentido de La Niña e El Niño, que a gente meio que esqueceu como que é um tempo mais comum nessa época do ano”, brinca.
No fim de semana que antecede as festas, uma frente fria deve passar pelo país, deixando o tempo bastante instável principalmente no Sudeste.
Depois do fim de semana, a expectativa é que a chuva vá diminuindo ao longo dos dias, com previsão de mais pancadas isoladas e sem muita força.
“No dia 24, por enquanto, os modelos indicam a chegada de uma nova frente fria que deve avançar pelo Sul. Nesse dia a gente a gente pode sim ter chuva forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná”, prevê Luengo.
🎄Já no dia 25, com a frente fria avança e perde intensidade. Considerando a época do ano, o sistema deve trazer muito mais chuva do que um ar frio muito intenso.
Luengo ainda faz a ressalva de que, como ainda falta uma semana para as festas, os modelos indicam muito mais uma tendência do que uma previsão assertiva – ou seja, o cenário pode mudar até o Natal.
LEIA TAMBÉM:
2024 é o ano mais quente já visto na Terra, segundo observatório europeu
Primeiro dia sem gelo no Ártico pode acontecer em 2027, alerta estudo
Clima até o Natal por região
Apesar da tendência ser de clima quente e chuvoso nos próximos dias, as condições devem variar de acordo com a região do país.
Veja abaixo como fica o tempo em cada região na semana até o Natal:
Sul
A região deve ter um fim de semana que antecede as festas com sol e calor, com pouca chuva prevista.
A segunda-feira (23) também deve ter predomínio de sol, mas as condições para pancadas de chuva devem aumentar, principalmente no oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Nos dias 24 e 25, a previsão é de calor, com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Sudeste
Uma frente fria deve passar pelo Sudeste no fim de semana dos dias 21 e 22, deixando o tempo bastante instável em toda a região.
A partir de segunda, o sistema deve ficar perto do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, perdendo intensidade.
Na véspera e no dia de Natal, a tendência é que o sol apareça na parte da manhã e a nebulosidade aumento ao longo do dia, com pancadas de chuva na parte da noite. Apenas Espírito Santo deve ter chuva a qualquer hora.
Centro-Oeste
Boa parte da região deve ter dias de muito sol até o Natal, principalmente em Mato Grosso do Sul. Em Goiás e Mato Grosso, a tendência é de pancadas na parte da tarde. No Distrito Federal, a chuva pode acontecer a qualquer hora.
Já nos dias 24 e 25, as áreas de instabilidade devem enfraquecer sobre o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Nesses locais, os períodos de sol devem ser mais extensos ao longo do dia, com previsão de chuva isolada à tarde e à noite.
Nordeste
Grande parte da região deve ter pouca chuva nos dias que antecedem as festas, como é comum nesta época do ano.
No fim de semana anterior ao Natal, o sol deve brilhar forte no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Entre os dias 23 e 25, as condições de chuva devem aumentar um pouco no interior desses estados, mas a tendência é de pancadas mais isoladas. A chuva também deve aumentar em áreas do Maranhão e do Piauí e no nordeste da Bahia.
Norte
A combinação de calor e muita umidade na região deve facilitar a formação de nuvens carregadas e provocar pancadas de chuva frequentes em todos os estados nos próximos dias.
No fim de semana que antecede o Natal, Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins deve ter pancadas a qualquer hora do dia.
Entre os dias 23 e 25 de dezembro, o clima não deve mudar muito. Todos os estados devem ter pancadas de chuva, com risco de temporais em algumas regiões.
Dezembro quente e chuvoso
A previsão de dias quentes e com pancadas de chuva segue a tendência do que foi projeto para o mês de dezembro.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de um dezembro com chuvas acima da média em grande parte do Norte, nordeste do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Piauí.
De acordo com a Climatempo, ao menos quatro ou cinco frentes frias devem passar pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ao longo do mês – o que deve favorecer a ocorrência de pelo menos dois corredores de umidade na região.
Já a região Sul deve registrar chuva abaixo da média, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.
Dezembro deve ter chuvas acima ou dentro da média em boa parte do país.
Inmet
Apesar da chuva prevista, as temperaturas devem ficar acima da média para o mês em grande parte do país.
“Há possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente no Norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28°C”, analisa o Inmet.
Boa parte do país deve ter temperaturas acima da média em dezembro.
Inmet