Iniciativa deve beneficiar 800 empresas de micro, pequeno e médio porte (MPMEs) até 2026 na busca pelo fomento do comércio eletrônico nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Edital segue aberto até fevereiro de 2025. SEO gera sucesso nas vendas e crescimento do e-commerce de forma orgânica.
Crédito: Divulgação
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou na última segunda-feira (9) o edital E-commerce.BR, uma ação que busca fomentar e integrar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Acre está incluso e as inscrições podem ser feitas até fevereiro. (Veja mais detalhes abaixo)
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A iniciativa, que busca impactar mais de 800 empresas, foi anunciada durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços e busca também promover a inclusão digital de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil.
Na primeira fase do processo seletivo, serão selecionados 20 projetos, um para cada unidade da federação das regiões contempladas pelo edital, incluindo o Acre. Na segunda etapa, nove projetos receberão apoio financeiro no valor de R$ 380 mil.
Destes, três projetos terão a oportunidade de prosseguir para a fase de escala por mais um ano, contando com acompanhamento técnico e apoio da ABDI, em parceria com o MDIC, e recebendo recursos no valor de R$ 500 mil.
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Comércio eletrônico
Reprodução/Jornal Nacional
Edital
O edital E-commerce.BR visa identificar e premiar soluções inovadoras que ajudem as MPMEs a superar desafios relacionados à logística, capacitação digital e comunicação online. As propostas deverão ser apresentadas por Redes de Inovação, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual ou municipal. As categorias do edital são:
Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos: foco em desenvolver habilidades essenciais para o comércio eletrônico, como gestão de inventário e análise financeira.
Soluções para Entregas e Distribuição: projetos que otimizem a logística em regiões com infraestrutura limitada.
Comunicação e Integração Digital: iniciativas que melhorem a comunicação entre empresas e clientes, aumentando a presença online das MPMEs.
As inscrições para o edital, que pode ser conferido no site da ABDI, estarão abertas de 9 de dezembro de 2024 até 17 de fevereiro de 2025. As propostas passarão por três etapas de seleção, começando pelo aprimoramento metodológico, seguido pela implementação de projetos-piloto e, finalmente, a escala das melhores soluções
Panorama da região Norte
De acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023. Porém, a concentração das vendas on-line ainda é grande: o Sudeste responde por 73,5% das transações, e o Norte, apenas 1,3%. Segundo dados do “Panorama do e-commerce brasileiro”, em 2023, a quantidade total de lojas on-line no Brasil chegou a 1,9 milhão.
Além disto, um estudo recente realizado pela ABDI e pelo Sebrae – Maturidade Digital dos Pequenos Negócios – mostrou que somente 15% das micro e pequenas empresas usam plataformas e e-commerce para vendas.
“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm um grande potencial econômico, mas costumam enfrentar dificuldades com a infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC estão ajudando a criar um ambiente mais justo e favorável para que as micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar, crescer e ter sucesso”, disse a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa.
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