Forma de pagamento não valerá para veículos de passeio. Mudança atende resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Praças de pedágios da BR-153 terão mudanças a partir de 1º de janeiro
A partir de 1º de janeiro de 2025, caminhoneiros que fazem transporte de cargas terão que pagar o vale-pedágio obrigatório (VPO) por meio de etiquetas eletrônica, as chamadas tags, nas praças de pedágio da BR-153, no sul do estado. A mudança atende resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e não se aplica a veículos de passeio.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O vale-pedágio obrigatório, instituído pela Lei nº 10.209/2001 após reivindicação de caminhoneiros autônomos, é uma forma dos contratantes dos profissionais pagarem a tarifa de forma antecipada. Assim, o caminhoneiro que passa pelas praças somente apresenta o VPO para seguir viagem.
Pedágio na BR-153
TV Anhanguera/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Servidores de Palmas terão dez dias de descanso para as festas de fim de ano
Suspeito de matar mulher com facada e fugir depois de confessar crime ao primo é preso pela PM
Provas e gabaritos provisórios do novo exame de acesso à UFT são divulgados; confira
De acordo com a Ecovias Araguaia, concessionária que administra a rodovia federal no Tocantins, quem tem cartões e cupons do VPO, forma utilizada até o momento, e emitidos até 31 de dezembro deste ano, poderá usar o saldo por mais um mês, até 31 de janeiro.
Mas a partir de 1º de fevereiro de 2025, somente será aceito o pagamento por meio das tags. A concessionária informou que a mudança está na Resolução nº 6.024 da ANTT e valerá ainda para outras praças administradas além da BR-153 (BRs 414 e 080).
Os motoristas de transporte de carga que não utilizam o vale-pedágio obrigatório permanecem com a obrigatoriedade de pagar o pedágio nas praças.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.