A Prefeitura de São Carlos encerra o ano com importantes obras, reformas e melhorias para toda a população
Crédito: Divulgação
A Prefeitura de São Carlos encerra mais um ano de muito trabalho e conquistas que enchem a cidade e a nossa gente de orgulho. Não só isso: nos últimos anos, a transformação é clara em todos os cantos e bairros para o são-carlense, que viu a cidade conquistar importantes obras, reformas e melhorias significativas visando a qualidade de vida de toda a população.
Na malha viária, por exemplo, foram inúmeros avanços. A Prefeitura deu andamento ao maior programa de recape da história da cidade e recuperou 5 mil quarteirões – o que corresponde a 80% das vias municipais –, bem como pavimentou o Parque São José após 30 anos de reivindicação. Também foram investidos mais de R$ 19,6 milhões em pavimentação e drenagem por meio do programa “Nossa Rua”, em parceria com o Governo do Estado, resultando na pavimentação de 16 ruas da cidade (entre elas, a interligação da Rua Humberto Morasco, atrás do Parque Fher, na confluência da Rua Miguel Petroni, que já está interligada com o Parque Faber).
Além disso, 23 novos abrigos de ônibus na região central foram instalados (com acessibilidade, telhas térmicas e proteção contra sol e chuva, utilização de energia fotovoltaica para iluminação e entrada USB para alimentar os carregadores de celular dos usuários do transporte coletivo), assim como foram feitos importantes investimentos como a duplicação da Av. Dr. Heitor José Reali, na altura do Distrito Industrial Miguel Abdelnur.
A iluminação LED já é uma realidade em São Carlos, e 80% da cidade já conta com esta tecnologia mais econômica e que garante maior segurança a todos – e que chegará aos 100% de cobertura já em 2025!
O projeto de revitalização do Centro ganhou um calçadão readequado, a construção do Shopping Popular “José Ferreira – Mota” (antigo Camelódromo) e um bolsão de 46 vagas de estacionamento. Já o Velório Municipal foi totalmente reformado, enquanto o Parque Linear do Cidade Aracy tornou-se realidade e, atualmente, também está sendo construído o Parque da Estação na Vila Prado.
O combate às enchentes também foi levado a sério, e 24 obras foram executadas até aqui para mitigar este centenário problema. Entre elas, obras de drenagem também aconteceram no Varjão, no Cidade Aracy, no Santa Felícia e no Itamaraty, evitando que as águas cheguem com maior intensidade em regiões crônicas como a baixada do Mercado Municipal e a Rotatória do Cristo.
Na educação, a Prefeitura entregou sete novas escolas, reformou mais de 40 unidades e contratou mais de 300 professores, enquanto, na saúde, foram entregues quatro novos postos de saúde e reformadas quase metade das unidades da rede municipal.
A assistência social também foi prioridade, com a entrega dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) Jockey Club e Itatiaia e os restaurantes populares do São Carlos VIII, Antenor Garcia e Santa Felícia.
De igual importância, as parcerias com a empresa Rumo trouxeram grandes benefícios à população. Por meio deste intercâmbio, a duplicação da Praça Itália foi entregue e ajudou a desafogar o trânsito daquela região, tal qual a nova alça de saída do viaduto “4 de novembro”, na região da Estação Ferroviária. Já a construção da passarela para pedestres sobre a linha férrea na Vila Morumbi, região do CDHU, está sendo executada e, em breve, também será uma conquista real para o nosso povo.
Ao término do ano, sabemos que ainda há o que fazer, mas é inegável que muito foi feito e que os benefícios são permanentes – e a prova disso é que o ranking IPS Brasil coloca São Carlos como a terceira melhor cidade para se viver no país.
O trabalho precisa seguir e prosseguir com avanços na saúde, na educação, na infraestrutura, na assistência social e em todas as áreas!
E a Prefeitura se orgulha de tudo o que já foi feito e de tudo o que ainda será executado!
Viva São Carlos!