Segundo a Associação do Quilombo Lagoas, o concurso surgiu com o propósito de fazer com que os jovens da comunidade de Lagoas aprendessem mais sobre a importância do quilombo dentro das suas vivências diárias ao escreverem. Alunos premiados em concurso de redação com temática de valorização do quilombo
Cecília Teixeira – Juizado Especial Civil e Criminal de São Raimundo Nonato (JECC-SRN)
Estudantes quilombolas foram premiados no concurso de redação Quilombo Lagoas – Tecendo Histórias no município de São Raimundo Nonato, localizado ao sul do Piauí, no último sábado (14). O concurso abordou temáticas sobre a importância e valorização do quilombo na vida dos jovens moradores da comunidade Lagoas.
Apesar de ser o terceiro território com maior população quilombola do Brasil, conforme o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lagoas aguarda desde 2019 o processo de regularização territorial. O território do quilombo abrange os municípios de São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço do Piauí e Bonfim do Piauí.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O concurso teve 176 alunos inscritos do ensino fundamental ao ensino superior e foi realizado em uma parceria entre o Juizado Especial Civil e Criminal de São Raimundo Nonato, o Ministério Público do Piauí e pela Associação do território Quilombo Lagoas.
O presidente da Associação do Território Quilombo Lagoas, Raimundo Nonato de Sousa, explicou que o concurso surgiu com o propósito de fazer com que os jovens da comunidade de Lagoas aprendessem mais sobre a importância do quilombo dentro das suas vivencias diárias.
“O projeto do concurso de redação para os alunos quilombolas tem grande importância porque trouxe um conhecimento para eles do que é o quilombo. Com essa experiência, eles puderam exercer a identificação e se enxergarem com orgulho como quilombolas”, afirmou o presidente da Associação.
O trecho abaixo é da redação da aluna premiada em 1° lugar na categoria do Ensino Fundamental 2:
É importante valorizarmos e preservarmos esta cultura e este lugar, pois é com ele que deixamos vivas as histórias de luta e sobrevivência dos nossos antepassados que sofreram com a escravidão.
Maysa de Castro Assis
Cecília Teixeira – Juizado Especial Civil e Criminal de São Raimundo Nonato (JECC-SRN)
Para Maysa de Castro Assis, a participação no concurso foi importante porque a ajudou no processo de observar melhor a relação de vivências dentro do seu quilombo.
“Foi bom escrever porque me ajudou a entender mais sobre o quilombo e foi muito importante para mim participar porque fez com que eu entendesse melhor como são as vivências aqui no quilombo em que eu vivo”, explicou Maysa.
Maysa terminou a redação de gênero dissertativo-argumentativo com o seguinte apelo:
É fundamental cuidar e preservar do quilombo, valorizar essa linda cultura para que a história do quilombo permaneça viva e fazendo a diferença na vida de cada quilombola.
Premiados em 1° Lugar no concurso Quilombo Lagoas Tecendo Histórias:
Ensino Fundamental 1A : João Gabriel de Castro Sousa;
Ensino Fundamental 1B: Sofia Lopes Ferreira;
Ensino Fundamental 2: Maysa de Castro Assis;
Ensino Médio: Rayka de Oliveira Reis;
Ensino Superior: Roney do Nascimento Santos.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube