• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Depois de virar embaixador, Carlinhos Brown participa de homenagem aos 40 anos do Axé Music

O cantor Carlinhos Brown foi uma das atrações do tradicional Mercado Iaô, que completou 10 anos neste domingo (15/12), na Fábrica Cultural, localizada no Largo da Ribeira, em Salvador.
Além dele, também subiram ao palco Daniela Mercury, Banda Mel e Cortejo Afro. O festival aconteceu do dia 13 a 15 de dezembro e contou com uma grande homenagem aos 40 anos do Axé Music.
Em maio/24, Brown aceitou o convite do governador Clécio Luís para ser o embaixador do Marabaixo do Amapá. O músico foi nomeado por sua relevância internacional como representante da cultura negra brasileira.
“Está aceito o convite e vou trabalhar para honrar a confiança que foi depositada em mim. Vou me esforçar para gerar resultados para as crianças. Muito obrigado, estou honrado. De Chiquinha a Biló, o Marabaixo não anda só, anda bem acompanhado por essa ancestralidade”, declarou.
O Marabaixo é patrimônio cultural brasileiro desde 2018, certificação dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atribuição reconhece a presença das ancestralidades africanas na formação social e cultural do Amapá e da Amazônia.
Antônio Carlos Santos de Freitas, o popular Carlinhos Brown, nasceu em Salvador, Bahia, em 23 de novembro de 1962. Ele é um dos artistas mais importantes da música popular brasileira e um dos mais respeitados no mundo.
Brown é cantor, compositor, produtor musical, arranjador, percussionista e multi-instrumentista.
Sua carreira musical começou nos anos 80, quando se destacou como percussionista e tornou-se membro do grupo Timbalada. Em 1984, Carlinhos Brown tocou na banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas.
Brown foi um dos criadores do samba-reggae, um gênero musical que combina elementos de samba, reggae e música afro-brasileira.
Desde então, lançou mais de 10 álbuns solo e colaborou com uma grande variedade de artistas, incluindo Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e Paul Simon.
Além de sua habilidade como percussionista, ele é um talentoso compositor, tendo escrito várias músicas de sucesso para si mesmo e para outros artistas.
Em 2002, Brown integrou, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, o grupo Tribalistas, que fez um grande sucesso comercial.
O álbum homônimo lançado pelo trio vendeu mais de 3,7 milhões de cópias no Brasil e foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro.
Mas nem só de glórias vive o músico brasileiro. A participação dele no Rock in Rio de 2001 ficou marcada na história do festival.
O episódio começou quando Brown pediu aos bombeiros que parassem de jogar água na plateia. Isso gerou revolta em parte do público, que começou a vaiar e jogar garrafas no palco. Ele tentou apaziguar os ânimos, mas a situação só piorou.
Para além da música, Brown é um importante ativista social. Ele é um defensor recorrente da cultura afro-brasileira e, em 2014, foi nomeado Embaixador Ibero-Americano da Cultura pela SEGIB, a Secretaria-Geral Ibero-americana.
Um dos exemplos de seus projetos é a Fundação Cultural Carlinhos Brown, que promove a cultura afro-brasileira e a educação musical.
Além disso, Brown também conduz o Projeto Timbalada, um projeto social que ensina música e percussão a crianças e jovens de Salvador.
Brown também integrou o time de técnicos do The Voice Brasil, da TV Globo. Ele passou por várias versões do programa, como o tradicional, o Kids e o (voltado para maiores de 60 anos).
O artista costuma ser discreto em relação à sua vida pessoal. Ele é casado com Helena Buarque de Holanda, filha de Chico Buarque e Marieta Severo. Juntos, eles têm quatro filhos: Francisco, Clara, Cecília e Leila.
Brown também tem dois filhos de relacionamentos anteriores: Nina de Freitas, com Vânia Ferso, e Miguel Freitas, com Laura Barradas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.