No domingo (15), a Polícia Militar resgatou cachorros em situação de maus-tratos, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Segundo os policiais, os animais estavam há 12 dias sem água e comida.
Os animais foram encontrados em uma casa no bairro Itoupava Norte, após denúncias de maus-tratos feitas pela comunidade. Ao chegar no local, a Polícia Militar encontrou os cachorros em situação precária.
Cachorros estavam sem água e sem comida
Alguns cachorros, de acordo com a polícia, estavam amarrados em cordas, em estado de desnutrição. Outros chegaram à apresentar comportamentos agressivos.
Segundo a Polícia Militar, os cachorros passaram 12 dias sem água e comida. O local em que os animais foram encontrados estava coberto por objetos, móveis e peças de roupa espalhados em montes pela casa.
De acordo com os policiais, o tutor não estava no local, porém já foi identificado. O caso de maus-tratos foi repassado à Polícia Civil e segue em andamento.
Mais de 4 mil casos de maus-tratos contra animais em SC
Segundo a DPA (Divisão de Proteção Animal) da Polícia Civil, foram instaurados 4.274 inquéritos para apurar crimes de maus-tratos a animais em Santa Catarina nos últimos cinco anos, até abril de 2024.
Por isso, para combater o abandono e maus-tratos, a Semae (Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina) lançou a campanha “Dezembro Verde”.
O objetivo é incentivar a adoção responsável e sensibilizar a população sobre a importância do bem-estar animal.