Moradores de, pelo menos, seis estados norte-americanos avistaram a presença de drones misteriosos, que causam curiosidade à população dos Estados Unidos. A aparição das aeronaves foram registradas na Costa Leste daquele país nas últimas semanas, majoritariamente, em bairros residenciais e locais restritos.
Conforme informado pela CNN, as aeronaves não tripuladas foram vistas nos estados de Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Virgínia. As forças de segurança norte-americanas reforçaram que não há evidências de que os objetos causem risco ou ameaças ao país.
O que se sabe sobre os drones misteriosos
Um aeroporto foi fechado, temporariamente, na sexta-feira (13) em decorrência das atividades dos objetos voadores, relatou a emissora de televisão norte-americana. Apesar de não haver um alerta à segurança, políticos locais pressionam FBI e outros órgãos de investigação por respostas.
Em Nova Jersey, as autoridades do Condado de Morris pediram que o “governo federal reúna todos os recursos à sua disposição, incluindo os militares, para acabar com o voo não autorizado de drones sobre nosso condado e outras partes de Nova Jersey”.
Trump pede que aeronaves sejam derrubadas
Enquanto as autoridades federais pedem calma à população em relação aos drones misteriosos, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao governo Biden que divulgue informações sobre os avistamentos de drones misteriosos ou que derrube as aeronaves.
“Avistamentos misteriosos de drones por todo o país. Isso pode realmente estar acontecendo sem o conhecimento do nosso governo? Eu acho que não! Deixe o público saber, e agora. Caso contrário, atire neles!!!”, postou Trump na rede social Truth Social.
Quem autoriza o sobrevoo dessas aeronaves?
Segundo informado pela BBC, a FAA (Administração Federal de Aviação) permite que drones sejam operados por pilotos amadores até 121 metros acima do solo em espaço aéreo não controlado. O órgão concede exceções caso a caso.
A FAA determinou restrições temporárias para voos de drones sobre as regiões de Bedminster e Picatinny. Em uma declaração feita pela instituição, na quinta-feira (12), os operadores de drones que realizam voos inseguros ou perigosos podem ser multados em até US$ 75 mil (R$ 453 mil) e ter as autorizações de pilotagem suspensas.