Após mais de dez anos sem receber nenhuma iluminação cênica, a Ponte Hercílio Luz de Florianópolis foi transformada em um espetáculo visual na noite deste domingo (15). Após uma contagem regressiva, luzes em diversos tons deram vida ao cartão-postal mais emblemático da cidade, encantando quem esteve presente.
O evento de inauguração, realizado na Beira-Mar Continental, contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Topázio Neto, do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, além de outras autoridades e famílias que prestigiaram o momento.
A ação, considerada um presente de Natal para os catarinenses, representou um marco histórico, após dois anos de obras e um investimento de mais de R$ 9 milhões do Governo de Santa Catarina.
“Esse projeto nasceu com muita dificuldade lá atrás, em 2022. Foi feito um contrato, foi encerrado, foi feito um novo contrato, e, pela dedicação da secretaria, a gente conseguiu avançar, fiscalizando e cobrando, e se transformou nesta iluminação bonita que vamos ver todas as noites”, destacou o governador.
Diferentes cores vão iluminar Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de SC
Agora, a população já poderá observar todas as noites a iluminação na ponte, cujas cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feito pela área técnica da SOC (Superintendência de Obras Civis) da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade.
“Com o apoio da nossa equipe técnica, das 18h às 6h, a ponte será iluminada toda em branco de segunda a quinta-feira. Já às sextas, sábados e domingos, terá iluminação em outras cores”, destacou o secretário Jerry.
“Valeu a pena esperar”, diz visitante
O casal Rodrigo Luis Galvão e Marisa Galvão estavam admirando a ponte em um dos lugares mais privilegiados da Beira-Mar Continental. Moradores do Estreito, a ponte faz parte do visual da janela, e agora, com a luz, deu um toque ainda mais especial. “Ficou muito lindo. Estava na hora. E, com essa lua cheia, é a combinação da natureza com a ação do ser humano”, relatou Rodrigo.
A aposentada Claudeci Silva e o neto Francisco, de 5 anos, também não perderam a oportunidade de prestigiar o momento. “Eu achei lindo. Agora realmente destacou a ponte, que é o nosso carro-chefe. Valeu a pena a espera”, contou Claudeci.
Obras
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, a instalação da iluminação exigiu um trabalho complexo sobre o mar e a mais de 70 metros de altura — o equivalente a um prédio de 24 andares. A empresa catarinense Quantum Engenharia, de São José, foi responsável pela obra. Gilberto Vieira Filho, diretor-presidente da Quantum, ressaltou os desafios enfrentados: “Foi um trabalho muito complexo. Temos 34 anos de experiência e considero essa a obra mais desafiadora da Quantum Engenharia.”
Detalhamento do projeto
A iluminação da Ponte Hercílio Luz conta com mais de 7 mil projetores — sendo 1,3 mil na silhueta, 5,6 mil nos pendurais e 150 nas torres. Para garantir o funcionamento e controle dos equipamentos, foi necessária uma infraestrutura robusta e especializada.