• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Robôs humanoides: entenda o que são e por que a criação de IA multitarefas gera preocupações éticas e de segurança

No 4º episódio da série ‘Mentes Digitais – A Era da Inteligência Artificial’ o Fantástico discute os desafios e riscos éticos da criação de uma IA geral, que pode realizar múltiplas tarefas e impactar significativamente a sociedade. Tecnologia milagrosa ou ameaça apocalíptica? Último episódio de Mentes Digitais debate futuro da Inteligência Artificial
Imagine um carro sem motorista navegando pelas movimentadas avenidas de Pequim ou drones que decidem sozinhos para onde voar. Essas são apenas algumas das inovações que estão moldando a era da inteligência artificial (IA).
Em Pequim, na China, táxis autônomos já circulam em áreas restritas, utilizando sensores de laser e redes neurais avançadas para tomar decisões em tempo real. Nos céus, drones agrícolas utilizam IA para analisar plantações e decidir onde e quanto pulverizar, otimizando o uso de recursos.
Esses são alguns exemplos de como a inteligência artificial tem se multiplicado, mas o futuro nos reserva surpresas ainda mais inteligentes. A IA como conhecemos hoje são tecnologias restritas, ou seja, sabem fazer uma única ação por vez.
No Instituto de Inteligência Artificial Geral de Pequim, por exemplo, pesquisadores estão desenvolvendo robôs humanoides capazes de realizar tarefas complexas.
“Queremos que eles executem manipulações delicadas e serviços domésticos no futuro”, diz Hangxin Liu, diretor de robótica.
A inteligência artificial geral (IAG) é definida como a capacidade de realizar infinitas tarefas, semelhante a um ser humano. No entanto, a criação de uma IAG levanta questões éticas e de segurança.
Neste episódio da série ‘Mentes Digitais – A Era da Inteligência Artificial’, o Fantástico destaca os riscos associados ao desenvolvimento da IA.
Stuart Russell, um dos principais pensadores no campo, alerta: “Precisamos garantir que os objetivos das máquinas estejam alinhados aos interesses humanos, mas isso não é o que estamos fazendo hoje.”
Geoffrey Hinton, um dos pioneiros da IA, expressa suas preocupações:
“Essas novas inteligências artificiais aprendem mais rápido que nós e sabem milhares de vezes mais coisas.” A possibilidade de uma super inteligência fora de controle é um cenário que preocupa muitos especialistas.
Além disso, a IA pode impactar negativamente a democracia, o meio ambiente e o mercado de trabalho. Kai-Fu Lee, autor e especialista em IA, prevê que 40% das ocupações atuais desaparecerão nos próximos 10 a 15 anos devido à automação.
Porém, em meio a tantas questões, o especialista tem um olhar positivo para a evolução que está por vir: assim como em outras eras de transformação tecnológica, novas profissões surgirão para substituir as que forem extintas.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.