Estamos acostumados a ver bananas verdes ou amarelas, mas você já viu uma banana azul que tem sabor de baunilha e textura que lembra um sorvete? Parece até coisa de desenho animado, mas elas existem.
As chamadas bananas azuis de Blue Java, podem ser encontradas em regiões tropicais como o Havaí, Sudeste Asiático e América Central.
A coloração azulada é resultado de uma “ilusão de ótica” provocada por uma camada cerosa na casca.
De acordo com o biólogo Kayron Passos, essa cera reflete a luz azul do espectro solar e impede que toda a luz seja absorvida pela clorofila da casca. Porém isso só ocorre quando a fruta ainda não está madura.
“Quando madura, a banana fica amarelada, como outras variedades. Mas, quando verde, essa camada cerosa dá a aparência azul”, aponta.
Segundo Passos, esse fenômeno é comum em outros elementos da natureza que parecem ser azuis, mas dependem da luz para criar essa coloração. Em ambientes com luz azul, a banana azul pode parecer esverdeada, por exemplo.
Banana azul com sabor de baunilha e textura de sorvete
Além do impressionante visual, a banana azul Blue Java, conhecida como “banana sorvete” conquista o público por seu sabor e textura únicos. Seu interior é macio e cremoso, com um gosto que lembra baunilha.
De acordo com o HuffPost UK, apesar de parecer “perfeita”, a fruta é pouco acessível em mercados comuns devido ao alto custo de exportação e à preferência global pela banana Cavendish (a tradicional amarela, que vemos nos mercados).
O domínio da banana Cavendish e o risco de extinção
O HuffPost UK destaca ainda que embora existam mais de mil variedades de banana no mundo, a banana Cavendish domina as exportações globais.
A dependência dessa variedade se tornou um problema, pois a falta de biodiversidade aumentou o risco de extinção.
De acordo com o HuffPost, uma banana que tenha a aparência e o sabor da Cavendish, seja adequada para cultivo comercial e suporte viagens longas ainda não existe.