O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta hospitalar na manhã deste domingo (15) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde terça-feira (10). Contudo, ele não voltará para Brasília de imediato.
“O quadro foi extremamente acima do esperado. Para minha felicidade e de toda a equipe, ele está de alta hospitalar”, anunciou a médica Ana Helena Gremoglio.
Durante coletiva de imprensa neste domingo, a equipe médica de Lula informou que o presidente deve permanecer em casa na capital paulista pelo menos até quinta-feira, quando será realizada uma tomografia.
O cardiologista Roberto Kalil Filho explicou que o presidente poderá retomar a rotina de trabalho após a alta hospitalar, evitando atividades físicas, e deve manter repouso relativo por 15 dias. As viagens internacionais estão suspensas.
Na última semana, Lula passou por uma cirurgia para drenar um hematoma intracraniado causado por uma queda no Palácio da Alvorada em outubro.
Ele também foi submetido a um procedimento endovascular na quinta-feira (12), para interromper o fluxo de sangue na artéria meníngea média e prevenir novos sangramentos no cérebro, e deixou a UTI na sexta-feira (13).
Lula aparece de chapéu em coletiva e celebra alta hospitalar
O presidente Lula surgiu de surpresa na coletiva de imprensa do Hospital Sírio-Libanês na manhã deste domingo. Usando um chapéu, que esconde os curativos na cabeça, ele agradeceu a Deus pela alta hospitalar.
“Quero fazer um agradecimento primeiro a Deus, que tem tomado conta de mim de forma muito generosa. Cuidou de mim quando eu tive um câncer, em 2012. Cuidou de mim quando eu fiquei sobrevoando o México durante 5 horas, que foi um momento delicado. E Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no banheiro”, declarou.
Ele ainda aproveitou para esclarecer os detalhes do tombo que levou no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro. Lula disse que tinha acabado de cortar as unhas da mão, e não do pé, como havia sido especulado.
“Quando eu fui guardar o estojo, ao invés de levantar e abrir a gaveta, eu tentei afastar o meu bumbum do banco. O banco era redondo, acabou que meu bumbum não levitou e eu caí. Bati com a cabeça na hidromassagem e fez um estrago razoável”, relatou.