Chefe do Poder Executivo foi levado para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças nesta quinta-feira (12) após sentir fortes dores no peito. Ed Thomas (MDB)
Aparecido Roberto/TV Fronteira
O prefeito Ed Thomas (MDB), de 61 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, em Presidente Prudente (SP). O boletim médico atualizado foi divulgado por volta das 12h desta sexta-feira (13).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme o informativo, Ed teve uma evolução geral satisfatória, mantendo sinais vitais, além de boa condição hemodinâmica e respiratória.
Ele deve ser submetido a novos exames nesta sexta-feira e não há previsão de alta hospitalar até o momento.
O prefeito de Presidente Prudente permanece internado na UTI com quadro de angina, que consiste em uma ameaça de infarto do miocárdio.
Veja também:
Com dores no peito, prefeito Ed Thomas é internado em hospital particular e passa por cateterismo, em Presidente Prudente
Dores no peito
Ed Thomas foi internado no início da tarde desta quinta-feira (12) e submetido a um procedimento de cateterismo, após apresentar sintomas de dores no peito.
Segundo as informações repassadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o quadro de saúde dele é estável e “a equipe segue empenhada em garantir o melhor atendimento ao prefeito”.
Após avaliação do cardiologista Luiz Carlos Pontes, o prefeito foi submetido a um cateterismo, “que não constatou alterações que pudessem indicar um infarto”.
O procedimento foi conduzido pela equipe do cardiologista Henrique Ebaid.
O chefe do Poder Executivo permanece internado no hospital, onde é supervisionado pela equipe médica da unidade e passa por exames, mas “está fora de risco”.
Ainda segundo a Prefeitura, Ed Thomas também é acompanhado pela filha, Dayara Tomazini, e pelo secretário municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, ambos médicos.
O que é o cateterismo cardíaco?
De acordo com o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (SIGTAP), do Sistema Único de Saúde (SUS), o cateterismo cardíaco consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.
É indicado no diagnóstico e no tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, e mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
O acúmulo de placas estreita o interior das artérias e restringe o fluxo de sangue ao coração.
O cateterismo cardíaco é muito utilizado para diagnosticar e/ou tratar diversas condições cardíacas, entre as quais:
avaliar as artérias coronárias que irrigam a musculatura do coração,
desobstruir artérias e válvulas devido ao acúmulo de placas de gordura,
verificar se existem lesões nas válvulas e no músculo cardíaco,
verificar a existência de alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames e
mostrar em detalhes malformação congênita em recém-nascidos e crianças.
“A recuperação do procedimento é rápida, e não havendo complicações que impeçam, o paciente recebe alta logo após algumas horas, desde que não haja outro procedimento associado”, salienta o SIGTAP.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.