A sala de jantar é um dos ambientes que mais proporciona bons momentos em família e em amigos. Por isso, um ambiente que preza pelo conforto é a pedida da maioria dos moradores. Para ajudar, a arquiteta Mariana Cabral listou quais os erros mais comuns a serem evitados no ambiente.
Evite os erros mais comuns em uma sala de jantar
Altura errada do aparador
Um aparador muito alto ou muito baixo pode prejudicar a funcionalidade da sala de jantar, por isso, o indicado, segundo a profissional, é um móvel entre 80 e 85 centímetros.
Espelho mal posicionado
Na sala de jantar, o espelho deve estar posicionado de forma proporcional ao aparador, com a altura entre 1,40 e 1,80 metro do chão. O conselho da arquiteta é para evitar itens como esse muito grandes ou fora de proporção.
Tapete inadequado
Para a especialista, colocar tapete embaixo da mesa de jantar pode ser um erro estético e funcional, uma vez que pode dificultar o movimento das cadeiras e acumular sujeira.
Excesso de assentos
Evitar escolher uma mesa com mais cadeiras do que o espaço comporta. Conforto deve ser priorizado, com isso, o ideal é manter um número adequado de assentos, garantindo circulação e bem-estar.
Móveis escuros em ambientes pequenos
Mesas e cadeiras muito escuras em espaços pequenos podem achatar o ambiente. Opte por móveis mais claros, como madeira clara ou tons neutros, para dar mais leveza ao ambiente.
Conjuntos de móveis prontos
Evite optar por conjuntos de mesa e cadeiras prontamente disponíveis em lojas. A escolha deve considerar o estilo do ambiente, tamanho e funcionalidade.
Centro de mesa ultrapassado
Outro erro comum é o uso de centros de mesa antiquados ou exagerados. Invista em peças modernas e proporcionais ao espaço, criando um ponto de destaque sem exageros.