Um homem foi condenado a 12 anos de prisão após perseguir e tentar matar ex-esposa atropelada e com tiros pelo buraco da porta de casa, em Lages, na Serra Catarinense. Na decisão desta quinta-feira (13), ele também foi condenado por tentar matar o pai da vítima, seu ex-sogro.
Segundo o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) ele foi condenado a 12 anos, um mês e 18 dias de reclusão e oito meses e 22 dias de detenção, em regime fechado. Ele está preso há cerca de um ano e meio e teve o direito de recorrer em liberdade negado.
O homem vai responder por duas tentativas de feminicídio, uma tentativa de homicídio, perseguição e disparo de arma de fogo.
Homem perseguiu, atropelou e atirou na ex pelo buraco da porta
Segundo a decisão, ele perseguia a ex-esposa constantemente, inconformado com o fim do relacionamento e com as negativas dela. Em 29 de abril de 2023, ele teria atropelado ela após abordá-la e ela se recusar a entrar no carro.
Algum tempo depois, ele teria ido até a casa dela e atirado duas vezes pelo buraco da porta contra a vítima. Na hora, os quatro filhos da mulher estavam em casa.
No mesmo dia, o homem teria sido enfrentado pelo ex-sogro e teria tentado matá-lo com dois tiros. A vítima conseguiu fugir dos disparos e não foi atingido.
Denuncie a violência contra a mulher
Toda violência doméstica deve ser denunciada sob a Lei Maria da Penha. Se presenciou ou foi vítima, informe as autoridades. Em Santa Catarina, a denúncia pode ser feita de maneira online na Delegacia de Polícia Virtual da Mulher por este link ou pelo WhatsApp (48) 988440011. Na Polícia Militar, usa-se o aplicativo PMSC Cidadão. Já por telefone, a denúncia pode ser anônima pelos telefones 181 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) e 180 (Disque Denúncia).