O comércio catarinense segue em alta, registrando um crescimento de 7,2% nas vendas em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. O dado foi divulgado na quinta-feira (11), na Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE.
Outro dado de destaque é relacionado ao mercado de trabalho no estado. O comércio foi responsável por quase 35% das vagas de emprego criadas em Santa Catarina em outubro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
De acordo com a economista Edilene Cavalcanti, da Fecomércio SC, o cenário positivo reflete o aumento no consumo das famílias. “A intenção de consumir subiu 0,1% em outubro, alcançando a segunda maior taxa do país, atrás apenas do Amazonas”, diz.
Além disso, a satisfação com o acesso ao crédito cresceu 2,5% no mês, mesmo diante de desafios como juros altos e pressão inflacionária. Para Edilene, o contexto pode ser visto como “altamente favorável ao comércio em 2024, ainda mais com a chegada da temporada de verão, tradicionalmente forte, especialmente no litoral”.
Comércio de SC em crescimento há seis meses
O crescimento das vendas no comércio de SC tem sido consistente desde maio, sendo que outubro registrou uma alta de 0,4% em relação a setembro. O valor é o segundo maior da série histórica do IBGE, atrás apenas de julho de 2021.
Entre os destaques anuais, as vendas de móveis e eletrodomésticos tiveram o maior aumento, com 23,3%, seguidas por cosméticos e artigos farmacêuticos, que cresceram 15,1%.
Setor de veículos impulsionou dados em setembro
O resultado positivo também foi registrado em setembro, quando o comércio de Santa Catarina registrou um crescimento de 5,7% em comparação com o mesmo mês em 2023.
O desempenho positivo do comércio catarinense em setembro foi impulsionado principalmente pelas vendas de veículos, motocicletas e peças, que cresceram 19,3%, e pelos eletrodomésticos, com alta de 15,1%.
Outros segmentos que também se destacaram foram artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (12,6%), artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e equipamentos de informática e comunicação (7,5%).
Na comparação com outros estados, Santa Catarina teve um crescimento acima da média nacional. Enquanto o comércio varejista ampliado no Brasil cresceu 4,5% em 2024, entre janeiro e setembro, o setor em Santa Catarina registrou alta de 7,5%.