Exposição acontece neste sábado (14), a partir das 9h, no museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), e também contará com palestras e visitas acompanhadas. Panorama de Congonhas por Tarsila do Amaral/1924
Reprodução/Fama Museu
O museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama), de Itu (SP) vai receber, neste sábado (14), uma exposição com desenhos, estudos e anotações da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral. A data também celebra o centenário da chegada do poeta franco suíço Blaise Cendrans no Brasil.
No próximo sábado (14), o museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) em Itu (SP), recebe a exposição ‘Olhar de Tarsila, nas cidades históricas mineiras’, a data também celebra o centenário da chegada do poeta franco suíço Blaise Cendrans no Brasil.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A exposição “Olhar de Tarsila, nas cidades históricas mineiras” reúne um conjunto especial de desenhos, estudos e anotações que retratam a última etapa que levou a Caravana Modernista a percorrer de trem por cidades históricas mineiras e que inspirou artistas como Tarsila a recriar cenários maravilhosos.
Estudo para ilustração para o livro Pau Brasil – Tarsila 1924
Reprodução/Museu FAMA
Serão expostos 204 desenhos assinados por Tarsila do Amaral, que permeiam a história de várias décadas de sua produção entre os anos 1919 e 1953. A artista modernista documentou através de seus desenhos as festividades, liturgias, procissões, arquitetura, paisagens e moradores de Minas Gerais.
Os desenhos traçados por Tarsila também esboçam obras do renomado artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e que dialogam com as obras originais do artista e, claro, com o retábulo do Barro Mineiro talhado nas madeiras do século XVIII.
A artista conseguiu fazer de suas anotações e desenhos desta viagem a sua inspiração para as suas obras plásticas que depois de prontas foram levadas a exposição individual em Paris, em 1926, com um catálogo contendo poemas de Blaise Cendrars.
Bananeiras e estudo de figura do Aleijadinho – Tarsila 1924
Reprodução/Museu FAMA
A abertura da exposição acontece no sábado (14), a partir das 9h. A entrada custa R$15 inteira e R$7,50 a meia-entrada.
No sábado ainda acontecem duas palestras gratuitas, com o Prof. Dr. LD. Marcos Tognon, arquiteto especialista em patrimônio histórico e professor da Unicamp, que abordará o tema “Qual Barroco os Modernistas nos Revelaram?”, discutindo as influências do barroco na produção dos modernistas.
A segunda palestra será com Emerson Ribeiro Castilho, museólogo, pesquisador, coordenador do Programa Educativo do museu e curador da exposição, que dará mais detalhes sobre a mostra.
O museu FAMA fica na rua Padre Bartolomeu Tadei, número 09, em Itu (SP). Para mais informações pode acessar o site do museu.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM