• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Escola Jesus de Nazaré vai ser transformada em centro educacional, diz governo do Amapá


Segundo a Seed, mudança ocorre após aumento na procura por ensino especializado. Nas redes sociais circulava a informação de que a instituição iria ser fechada.  Escola é tradicional na capital
Gea/Divulgação
Após circular nas redes sociais a informação de que a Escola Estadual Jesus de Nazaré iria fechar, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) afirmou que o local, na verdade, vai ser transformado num Centro Educacional Especializado. A escola está localizada no bairro Jesus de Nazaré, na região central de Macapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A gestão estadual informou que a mudança ocorre em razão do aumento na procura por esse tipo de ensino. Ainda segundo a Seed, a escolha da escola é em razão do número de alunos matriculados. 
Dados da secretaria apontam que a escola registra 75 alunos matriculados, representando cerca de 5% da capacidade técnica da unidade de ensino, que é de até 1,6 mil estudantes. 
Em entrevista à Rede Amazônica, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, reforçou que a medida é vista como uma alternativa para atender a população. 
“A escola não vai fechar, na verdade, vamos ampliar o número de vagas e o atendimento à comunidade escolar. Foi observado, a partir da chamada escolar, essa necessidade, um aumento na demanda do ensino especializado”, afirmou a secretária.
Os profissionais, neste primeiro momento, estão promovendo reuniões com o corpo docente, pais e responsáveis e comunidade geral.
“Estudamos várias possibilidades e chegamos a proposta de que o mais viável é ampliar as vagas da escola para reordenamento do atendimento educacional especializado. Vamos dialogar com a comunidade escolar e buscar viabilidades técnicas e pedagógicas”, afirmou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Antonia Andrade.
E os antigos alunos? 
A unidade que atualmente funciona na modalidade integral deve passar neste momento para a educação regular. 
Os estudantes de tempo integral atualmente matriculados poderão optar entre as duas escolas próximas de tempo Integral: Colégio Amapaense e Tiradentes, localizados também na área central. 
Mudanças para 2025 
A meta para 2025 será para ofertar atendimentos que irão beneficiar estudantes com deficiências, altas habilidades e superdotação. A exemplo do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues.
Atualmente, o Centro Educacional conta com 364 alunos, sendo que 189 são autistas, destes 39 são meninas e 150 meninos. 
Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues
Maksuel Martins/GEA
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.