• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Artista baiano com autismo concorre a vaga para exposição em espaço integrante do Museu do Louvre, na França


Obra de Bernardo Ribeiro Tochilovsky concorre com outros 40 quadros. Votações vão até 16 de janeiro. Pintor baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky
TV Bahia
O jovem pintor baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky, começou a demonstrar o interesse pela arte ainda na infância. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os desenhos passaram a ser a forma como ele expressava os sentimentos. Após anos de experiência na pintura de quadros, o artista agora tem a chance de expor em uma das galerias do Louvre, em Paris, na França, o mesmo museu onde fica a Monalisa, obra de Leonardo da Vinci.
Bernardo já está acostumado a fazer exposições. Segundo o pai, Alejandro Tochilovsky, já foram cerca de 16 no Brasil e em outros países, como Marrocos e Portugal. Porém, essa oportunidade é diferente de tudo: caso Bernardo vença a competição, um dos seus quadros vai viajar para o Carrossel, parte integrante do Louvre, o maior museu de arte do mundo.
A oportunidade surgiu após uma exposição na cidade do Porto, em Portugal, no Dama Art Gallery, onde quadro “Galo no Sítio” foi escolhido para concorrer ao Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024. Ao todo, foram 41 artistas selecionados pela curadora Cristina Bernardini. As votações vão até o dia 16 de janeiro e podem ser feitas pela internet.
“Se ele ficar em primeiro lugar na votação, o quadro vai ser exposto no Carrossel”, explicou o pai, Alejandro.
Obra “O Galo no Sítio”, que concorre a uma exposição no Louvre
Bernardo Ribeiro Tochilovsky
Com muitas cores e formas, os quadros de Bernardo retratam as paisagens de Salvador, além de diversos animais, como araras, cachorros, ratos e galo.
Pintor baiano que deixou trabalho como frentista para se dedicar à arte expõe obras no Louvre
Baiana de 17 anos é selecionada para expor telas no Louvre, em Paris: ‘surpresa muito grande’
De acordo com a mãe do artista, Maria Ângela Tochilovsky, Bernardo sempre buscou aprender e desenvolver o lado artístico, independente das dificuldades encontradas pelo caminho.
“Eu tenho orgulho como mãe, de ver um filho traçar o seu caminho e fazer uso do que lhe foi ofertado. Ele sempre trabalhou muito e dizia: ‘é difícil, mas eu consigo”. Essa força de vontade é dele”, contou.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.