O padre Monsenhor Jonas Abib faleceu em 12 de dezembro de 2022, vítima de insuficiência respiratória. Dois anos depois, amigos e colegas religiosos seguem o legado deixado por ele, que é o fundador da comunidade católica Canção Nova. Morte de Jonas Abib, fundador da Canção Nova, completa dois anos nesta quinta-feira (12)
Instagram/Reprodução
A morte do fundador da comunidade católica Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, completa dois anos nesta quinta-feira (12). Vítima de uma insuficiência respiratória, o padre morreu em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, em 2022. A morte gerou comoção entre devotos de todo o país e rendeu inúmeras homenagens ao religioso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Abib morreu aos 85 anos de idade. Na época, ele ficou um mês internado para tratar uma pneumonia. Desde 2021, ele também estava em tratamento quimioterápico de um mieloma (tipo de câncer).
Em entrevista ao g1, o presidente da Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, disse que são dois anos de saudades, mas que o Padre Jonas preparou líderes para dar continuidade à história da comunidade.
“É claro que todos, sobretudo nós que convivemos com ele, sentimos saudades dele. Não tem como, né? Porque ele era muito afetuoso, muito presente, muito carinhoso. Porém, Padre Jonas soube também formar lideranças, graças a Deus. Então, com o próprio testemunho, como ele foi um grande líder, há muitos membros da comunidade Canção Nova que foram despertados para também esse talento, esse dom, esse carisma de liderança”, enfatizou o religioso.
Após ter convivido 30 anos com Jonas Abib, o Padre Wagner Ferreira destacou algumas qualidades do religioso, que ficaram marcadas em toda a comunidade.
“Um homem extremamente afetuoso, era muito atencioso com as pessoas. Um homem de oração, um sacerdote que vivia intensamente o Ministério Sacerdotal. Era um homem dedicado à oração. Tinha uma capela na casa dele, onde ele sempre refugiava para rezar, as orações próprias de um sacerdote. Padre Jonas era um pai, atencioso, afetuoso, que se preocupava com as pessoas”.
Convivendo de perto com Jonas Abib, o religioso relembrou a trajetória do monsenhor junto à Canção Nova.
“Não à toa que a Canção Nova é uma obra de comunicação, porque ele era um grande comunicador, ele foi um grande pregador da palavra de Deus. Um homem carismático também nesse sentido afetuoso, atencioso com as pessoas, e que atraía multidões. Como ele era um líder da renovação carismática católica no Brasil, ele também tinha um reconhecimento internacional, e por isso ele atraía muitas pessoas, e por conta da sua capacidade de pregar a palavra de Deus, de forma que as pessoas mais simples compreendiam”, pontuou.
Comunidade Canção Nova foi fundada por Jonas Abib
Sistema Canção Nova de Comunicação
“Ele, como fundou uma comunidade, também era uma referência para muitos outros que depois fundaram também comunidades no Brasil. Nós temos aí uma média de 1 mil comunidades novas, que nasceram da espiritualidade da renovação carismática católica. O padre Jonas também exercia, em relação a essas comunidades, uma paternidade espiritual de possibilidade de orientação, de guia de pastoreio para que essas comunidades pudessem se organizar, de cuidar da melhor forma possível”, relembrou.
No dia a dia, Wagner recorda que Jonas Abib era um líder muito próximo e que fazia refeições com os companheiros, além de ser uma pessoa bem-humorada.
“Deus deu a Padre Jonas vários dons, vários talentos, então em poucas palavras não é fácil descrever a figura dele. Na comunidade, ele era uma pessoa muito próxima, de fazer refeição conosco, uma pessoa de muito bom humor”.
Local onde Monsenhor Jonas Abib está sepultado é reformado na Canção Nova
Divulgação/Canção Nova
Visitas ao túmulo
O corpo de Jonas Abib está sepultado em um local no Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova. O local foi reformado para receber fiéis e visitantes no local.
Segundo Padre Wagner, um dos legados que Jonas Abib deixou foi o ‘carisma Canção Nova’, algo que está gravado no anexo onde o corpo dele está sepultado.
“Quem entra hoje lá para visitar o túmulo do Padre Jonas vai encontrar lá no final do anexo, onde está o túmulo do Padre Jonas, a frase que ele mesmo deixou. Ele disse: ‘O meu legado é o carisma Canção Nova’. O grande legado deixado por Padre Jonas é o carisma Canção Nova, porque tudo o que somos, tudo o que fazemos, é por causa dessa filosofia, dessa espiritualidade, dessa motivação que se chama carisma Canção Nova”, acrescentou.
“Por um lado, nós sentimos a perda dele, mas graças a Deus ele deixou um legado, ele deixou uma estrutura, ele deixou uma instituição que nos garante levar adiante esse legado deixado por Padre Jonas”, finalizou.
O túmulo do padre Jonas está aberto para visitação e oração todos os dias, das 7h30 às 20h, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
Morte de Jonas Abib, fundador da Canção Nova, completa dois anos nesta quinta-feira (12)
Reprodução/Facebook
Biografia
Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Ordenado sacerdote em 1964, passou a se dedicar no trabalho de evangelização de jovens.
Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.
A comunidade católica mobiliza milhares de fiéis em todo país e é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.
O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007 a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.
Monsenhor Jonas Abib é enterrado em Cachoeira Paulista
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina