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Tombamentos de veículos representam quase 12% dos acidentes registrados este ano na Fernão Dias, no Sul de MG


Os acidentes com carretas são mais comuns e podem ser causados por excesso de velocidade, falta de revisão no veículo ou o transporte de carga em excesso. Tombamentos de veículos representam quase 12% dos acidentes registrados em 2023 na Fernão Dias, no Sul de MG
Os tombamentos de veículos representam quase 12% de todos os acidentes registrados no trecho sul-mineiro da Rodovia Fernão Dias neste ano. No total, já foram 24 acidentes desse tipo, com 35 vítimas. A informação é do Observatório de Dados da Polícia Rodoviária Federal.
O trecho do Sul de Minas corresponde desde o km 949, em Extrema (MG), na divisa com o estado de São Paulo, até o km 637, pouco após Santo Antônio do Amparo (MG), onde segundo a PRF, começa a região Oeste.
Os acidentes com carretas, os mais comuns, podem ser causados por diversos fatores: excesso de velocidade, falta de revisão no veículo ou o transporte de carga em excesso. Este último fator, é um dos principais motivos para o alto índice de tombamentos na Fernão Dias.
Tombamentos de veículos representam quase 12% dos acidentes registrados em 2023 na Fernão Dias, no Sul de MG
Arteris Fernão Dias
Segundo o inspetor da PRF em Pouso Alegre, o João Eustáquio Ramos, o excesso de peso é tratado com prioridade pela polícia, pois tem relação com os acidentes, já que reduzem a vida útil do pavimento.
João explica que, onde há o excesso, começa a se tornar um trilho na rodovia, que depois evolui para rachadura, vem o buraco e acontecem os acidentes. Além disso, “o excesso de peso também traz prejuízo à dirigibilidade do veículo, causa desequilíbrio, principalmente em locais de curvas, o que gera saída de pista ou tombamento do veículo”.
“O tombamento de veículo de carga, como todos sabem, traz grandes prejuízos para a fluídez da rodovia, porque ele provoca o bloqueio, gera grandes congestionamentos que podem gerar inúmeros outros acidentes, assim como também é propício ao saque de carga”, explicou o inspetor.
Para evitar esses abusos de pesos existem as balanças, que são usadas para checar o peso da carga. No Sul de Minas, são apenas duas instaladas na Fernão Dias, no trecho de São Sebastião da Bela Vista e Lavras. Ainda conforme o inspetor da PRF, elas operam 24h por dia.
Tombamentos de veículos representam quase 12% dos acidentes registrados em 2023 na Fernão Dias, no Sul de MG
Arteris
O motorista Jucélio Rodrigues Carneiro seguia de Fortaleza (CE) para São Paulo (SP) quando precisou parar próximo à São João da Bela Vista (MG). A carga que ele transportava estava pesada demais para seguir viagem.
“Vou ter que tirar o transbordo, na verdade, tirar a máquina toda. Quando dá excesso só no eixo ou a carga é fracionada, dá para tirar. (…) No meu caso, vou ter que tirar toda [a carga]. Ele falou que o máximo é 14 mil quilos. O meu está dando mais de 20 [mil]”, contou o motorista.
É importante lembrar que os cuidados vão além da revisão do veículo, respeito às leis de trânsito e ao limite de carga. O descanso para o motorista é essencial para prevenir acidentes, comenta a instrutora de autoescola, Jusilene de Cássia Faria Martins.
“O fator que mais pesa nesses tipos de acidente, é o condutor. Ele precisa ter uma qualidade de vida para poder trabalhar, rodar nas nossas estradas. As empresas também tem que reconhecer este lado”, finalizou.
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