• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Unidade de Atenção Primária à Saúde Osvaldo Machado atenderá 4 mil pessoas em Divinópolis


Inauguração da sede foi neste sábado (15), no Bairro Serra Verde. Confira como será a estrutura da nova unidade de saúde. UAPS Osvaldo Machado Gontijo em Divinópolis
PMD/divulgação
A sede da nova Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no Bairro Serra Verde, inaugurada neste sábado (15), vai atender cerca de 4 mil pessoas no espaço que agora também vai acomodar a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Osvaldo Machado Gontijo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a unidade tem capacidade de suportar duas equipes de atendimento à saúde da família.
A capacidade de atendimento subirá de 3.200 para 4 mil usuários, beneficiando também os moradores do Bairro Rinaldo Campos.
A antiga unidade de saúde Osvaldo Machado funcionou há 20 anos em uma casa pequena e alugada, sem estrutura própria para a realização dos atendimentos e sem acessibilidade.
O secretário de saúde Alan Rodrigo da Silva destacou que a inauguração da unidade vai atender uma necessidade de regularização da estrutura física, dentro do Programa de Fortalecimento da Rede Física da Atenção Primária à Saúde, que vem realizando pinturas e reformas em diversas unidades.
“Temos ainda muitos desafios na melhoria da qualidade no acolhimento, este que começa por uma estrutura física, mas, com foco e gestão dos recursos, iremos avançar ainda mais em novas unidades e revitalização das unidades existentes”, salientou.
Estrutura física
A obra realizada pela Prefeitura foi iniciada em dezembro de 2021. Foram 16 meses de trabalho com o projeto da edificação, elaborado para garantir a acessibilidade em todas as áreas de atendimento.
A unidade conta com 430 m² de área construída, dividida em 38 cômodos. Ao todo são sete consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de vacina, sala de curativos, duas salas de espera cobertas, sala de vacinas, sala de agentes de saúde, sala de coleta de materiais e todos os ambientes de apoio para os servidores que trabalharão no local.
O posto de saúde não tem degraus e rampas em nenhuma área.
A edificação também foi equipada com quatro reservatórios de mil litros de água para suprir eventuais interrupções no abastecimento. Toda edificação foi coberta com telhas e estrutura metálicas e rebaixada em gesso para melhorar o conforto térmico.
Equipe assistencial
A equipe será formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e dois auxiliares de serviços gerais. Haverá também o apoio da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) com nutricionista, psicólogo e assistente social.
A segunda equipe já foi credenciada pelo Ministério da Saúde, o que permitirá a contratação de mais um médico e um enfermeiro. A nova unidade de saúde contará também com a coleta de exames laboratoriais, o que antes não era realizado.
LEIA TAMBÉM:
AGENDA CULTURAL: veja as atrações para Divinópolis e região
TRAGÉDIA: Incêndio em abrigo mata três crianças e uma mulher e deixa 13 feridos no Recife
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.