Moradores de Joinville, no Norte catarinense, podem acessar informações em tempo real sobre pontos de alagamento e o nível dos rios da região a partir desta terça-feira (3). As imagens são captadas pelas câmeras de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta.
Por meio do aplicativo Joinville Fácil, da Prefeitura de Joinville, a comunidade pode acessar as imagens ao vivo, captadas por 11 câmeras instaladas em pontos da cidade onde historicamente há registros de eventos como alagamentos ou inundações.
“O objetivo é possibilitar à população a verificação em tempo real da situação desses pontos. Por exemplo, saber se a região central está enfrentando problemas de alagamentos e se o transporte público está liberado. Para quem mora em áreas próximas aos pontos monitorados, também será possível ver a situação do níveo do rio”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
Os pontos de câmeras disponíveis para acesso da população são: Rio Cachoeira Terminal Norte; Rio Cachoeira Centro, Rio Cubatão Quiriri; Rio Águas Vermelhas Minas Gerais; Centro Terminal Central; Centro Praça da Bandeira; Rio do Braço Jardim Sofia; Rio Cubatão Canal; Rio Águas Vermelhas Leopoldo Beninca; Centro Avenida Juscelino Kubitschek; Paranaguamirim Rua 6 de Janeiro.
Como monitorar pontos de alagamento
Para acessar as imagens disponibilizadas pelas câmeras é preciso ter o aplicativo Joinville Fácil instalado no celular. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. Também é possível verificar pelo computador no site do programa.
Para entrar no Joinville Fácil, é necessário ter login e senha da plataforma Gov.br, com identificação de segurança utilizada para acessar serviços como Conecte SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito e Serviços da Receita Federal.
Na página principal do app, o usuário deve clicar no ícone “Câmeras em tempo real” e, em seguida, pode selecionar as imagens do seu local de interesse.