Os carrapatos são parasitas externos que podem causar diversas complicações aos pets, principalmente em épocas de calor, quando são vistos com mais frequência. Felizmente, com apenas um ingrediente simples é possível prevenir esses parasitas, garantindo a proteção e o bem-estar dos seus animais de estimação.
Ingrediente capaz de prevenir os carrapatos
O ingrediente chave no combate aos carrapatos é o vinagre de maçã, que já é conhecido por suas propriedades repelentes e desinfetantes. É um produto seguro para os animais de estimação, além de eficaz na prevenção desses parasitas.
Segundo o portal argentino MDZ, para utilizar essa poderosa arma, é preciso misturar partes iguais de vinagre e água em um borrifador, e espalhar pelo corpo do animal, sempre evitando os olhos e a narina do animal, para não irritá-los.
Aplicando regularmente a mistura em cães e gatos, os parasitas ficarão longe e não serão mais um problema, além de não expor os animais a produtos químicos.
Doenças em pets causados pelos carrapatos
Os carrapatos são transmissores de diversas doenças que podem trazer complicações para a saúde dos cachorros. Conheça algumas das mais comuns.
Babesiose
De acordo com o site Meu Pet, essa doença é provocada por um protozoário chamado Babesia canis e transmitida pelo carrapato castanho Rhipicefalus sanguineus. Esse parasita ataca os glóbulos vermelhos e os destrói. Por isso, essa doença pode provocar anemia.
Os sintomas da Babesiose variam de acordo com a fase da doença, mas os mais comuns a serem identificados são: falta de apetite, anemia, mucosas pálidas, febre, depressão, mucosas amareladas, perda de peso e fraqueza.
Erliquiose e Anaplasmose
A erliquiose e anaplasmose são doenças infecciosas causadas pelas bactérias Erhlichia canis e Anaplasma platys, respectivamente, que afetam as células vermelhas do sangue. Ambas doenças são transmitidas pela picada do carrapato marrom ou por transfusão sanguínea.
Os principais sintomas da erliquiose são: depressão, perda de apetite, perda de peso, febre, pequenas manchas arroxeadas pelo corpo, sangramento nasal, sangue na urina, vômito, palidez das mucosas e alterações oculares.
Já os cães com anaplasmose podem apresentar anorexia e distúrbios de coagulação. Caso um carrapato seja encontrado em seu pet e ele apresente algum desses sintomas, é fundamental procurar um veterinário.