Faleceu nesta quinta-feira, 28 de novembro, a atriz Silvia Pinal aos 93 anos na Cidade do México. A famosa era considerada uma das personalidades midiáticas mais importantes da ‘Época de Ouro’ do cinema mexicano.
Pinal foi hospitalizada desde o dia 22 deste mês devido a uma infecção urinária. A Associação Nacional de Intérpretes do México comunicou a morte da atriz através do Instagram.
+ Tragédia! Ator morre no palco durante apresentação de peça natalina e choca o público
“A Associação Nacional de Intérpretes comunica o sensível falecimento da nossa sócia intérprete, a primeira atriz, Silvia Pinal. Atriz com uma longa e importante carreira como atriz, diretora e produtora. Além disso, foi presidente do Conselho Directivo da ANDI no período compreendido entre 1988-1995”, iniciou o comunicado.
A associação continuou: “A “diva do México” foi Musa de Luis Buñuel, pintada por Diego Rivera e venerada por todo o México, Sylvia será lembrada por suas pessoas, mas acima de tudo por expor temas que ajudaram muitas mulheres no seu bem-sucedido programa “Mujer casos da vida real”.
+ Morre o pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos
Eles mandaram um recado à família e também aos admiradores da grande artista: “A Pinal é mãe das nossas sócias, Sylvia Pasquel e Alejandra Guzmán, a quem enviamos as nossas mais sentidas condolências da parte do Conselho Diretivo e do Comité de Fiscalização da ANDI; estendemos a toda a sua família, amigos e aos milhares de seguidores que sentirão falta desta grande intérprete”, finalizou a Associação.
Confira:
Carreira
Silvia Pinal iniciou a carreira no teatro e, depois, estreou cinema em 1949. Ao longo dos anos, ela trabalhou em diversos filmes, alguns deles dirigidos pelo renomado cineasta Luis Buñuel. Os mais famosos são: ‘Viridiana’ (1961), ‘O Anjo Exterminador’ (1962) e ‘Simão do Deserto’ (1965).
A atriz realizou uma participação no filme ‘A Double-Edged Sword’ (1969), que fez com que ela fizesse parte do Cinema Clássico de Hollywood. Ela fez parte das novelas ‘Carinha de Anjo’ e ‘Sou tua dona’.
+ Influenciadora morre após ser arrastada por enxurrada durante tempestade em MG
Vida pessoal
Em relação a vida fora da televisão e do cinema, Silvia Pinal foi casada com o diretor Rafael Banquells em 1947, e a relação rendeu fruto que é a filha primogênita, Sylvia Pasquel. O casal colocou um ponto final na união em 1952.