Os cães Bravo e Chewbacca, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram homenageados em cerimônia que marcou suas aposentadorias. Com honrarias, pai e filho se despediram de suas funções na corporação, após anos dedicados às missões de busca e resgate.
As homenagens por suas trajetórias aconteceram na segunda-feira (25), no quartel dos Bombeiros Militares em Blumenau, no Vale do Itajaí. Pela dedicação desempenhada, os cães receberam Medalha do Mérito Cinotécnico.
A cinotecnia é uma técnica desenvolvida pelos binômios, dupla formada pelo bombeiro e seu cão.
Os binômios Major Clemente Stähelin Michels, com o cão Chewbacca, e o Sargento Jacques Douglas Romão, com Bravo, foram destaques na cerimônia.
Cães bombeiros dedicaram anos de suas vidas ao trabalho
Os cães bombeiros compartilham uma bela história frente à corporação catarinense, desempenhando um importante papel em missões em todo o estado e no Brasil.
Sob os cuidados de seus tutores, Bravo e Chewbacca encerraram suas trajetórias de serviço, mas manterão o vínculo com aqueles que estiveram ao seu lado nas operações.
Chewbacca, de 8 anos, atuava desde 2017 nos bombeiros e participou de operações de grande repercussão, como o rompimento da barragem de Brumadinho (2019) e os deslizamentos em Petrópolis (2022) e Pernambuco (2023).
O cão também esteve presente em diversas buscas por desaparecidos em Santa Catarina.
Já Bravo, de 10 anos, conquistou uma certificação internacional aos 18 meses de idade, sendo o mais jovem a atingir esse marco no Brasil, em maio de 2016.
Em sua carreira, o cão bombeiros participou de missões em Brumadinho (2019), Presidente Getúlio (2020), Petrópolis e Recife (2022), a mais recentes foi no Vale do Taquari, em 2023 e 2024.