Após uma forte tempestade identificada como microexplosão, Sombrio, no Extremo Sul de Santa Catarina, declarou situação de emergência. O temporal foi registrado entre 20h e 21h de quarta-feira (27).
A forte tempestade causou danos significativos em toda a cidade, o que levou a prefeitura a decretar a situação de emergência. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (28), em reunião emergencial.
Mais de 50 casas foram danificadas, e os bairros mais atingidos foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco. Indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros também tiveram danos. Um veículo da Secretaria de Educação teve o vidro quebrado.
Conforme a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), cerca de 30 mil residências ficaram sem energia elétrica na noite passada em Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul.
O que é microexplosão?
Ao ND Mais, o meteorologista Piter Scheuer, que explicou a nomenclatura.
“Uma microexplosão é um evento localizado, geralmente associado a uma nuvem cumulonimbus que libera uma grande quantidade de água em um curto período de tempo, resultando em ventos intensos ao atingir o solo”, destacou.
Assistência aos afetados
Apesar dos estragos, nenhuma família ficou desabrigada. Pessoas afetadas pela tempestade podem se dirigir até a sede do Corpo de Bombeiros, no bairro São Pedro, onde estão sendo distribuídas lonas e realizados cadastros para o recebimento de telhas.
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), também no bairro São Pedro, é outro ponto de cadastramento para quem precisa de auxílio.
A prefeitura de Sombrio segue monitorando a situação e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos para atender as demandas emergenciais.