Um lobo-marinho foi avistado por turistas e moradores na Praia do Gravatá, em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (27). O animal é do sexo masculino e está saudável.
Segundo a Universidade do Vale de Itajaí (Univali) em Penha, a espécie do animal é lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis). Há suspeita de que seja o mesmo animal que estava em monitoramento em Bobinhas, nesta última terça-feira (26).
A equipe técnica da PMP-BS/Univali, Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, explica que o animal estava apenas descansando e que isto é um comportamento natural da espécie. O local foi isolado.
O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) também está acompanhando o caso de perto e prestando apoio à equipe do Projeto de Monitoramento.
Veja como agir perto de um lobo-marinho
Conforme a Univali, o bicho está sadio e caso se sinta ameaçado pode atacar as pessoas ou animais domésticos. O alerta é para que as pessoas mantenham um distanciamento seguro e sempre deixem ma rota de saída em direção ao mar para que ele não se sinta acuado.
A PMP-BS/Univali ainda deixou orientações, lembrando que o lobo-marinho é um animal selvagem e não está acostumado com humanos:
- Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
- Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
- Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.
Presença de lobos-marinhos no Brasil é comum
De acordo com a universidade, a ocorrência de duas espécies do animal é comum no Brasil, sendo estas Arctocephalus australis e Arctocephalus tropicalis. Neste ano foram registradas cinco aparições do mesmo animal presente em Navegantes nesta quarta-feira.
Já do lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis), foram registradas sete ocorrências.
Veja vídeo
Ver essa foto no Instagram