Com a chegada do verão, começa a época de revoada de cupins, um inseto conhecido por destruir móveis e deixar sujeira por onde passa. O portal ND Mais separou dicas fáceis de como se livrar da praga em casa.
Época de cupins no Brasil
De acordo com Eric Benson, Ph.D, entomologista da Clemson University, nos Estados Unidos, a revoada de cupins acontece no período mais quente e úmido do ano, ou seja, primavera e verão.
“Eles têm uma vida oculta e podem causar danos significativos antes mesmo de serem descobertos”, explica. A espécie vive em bandos durante o período de reprodução. Conhecido como aleluias, os insetos voam em busca de um parceiro para reprodução e de um local para formar colônia.
Como se livrar da praga
Nas casas, esses animais costumam aparecer em bandos no final da tarde, atraídos pela iluminação. Quando se formam os casais, os cupins perdem suas asas, deixando os móveis e o chão cobertos com suas asas.
Além disso, assim que formados, os casais procuram um local para escavar seu ninho e depositar seus ovos. Geralmente, em móveis ou superfícies de madeira, onde deixam seu famoso rastro de sujeira.
Assim, para prevenir que esses animais baguncem sua casa, existem algumas dicas que podem ser seguidas, para afastar e exterminar esses insetos.
Cupinicida (inseticida para cupins)
A forma mais comum de se livrar desses insetos é aplicando cupinicida líquido em uma vala no solo ao redor da casa. Cupinicidas são vendidos em agropecuárias e em lojas de construção.
“A concentração e distribuição corretas do inseticida devem ser aplicadas para serem eficazes”, explica o especialista Benson.
Iscas subterrâneas
O segundo método de extermínio da praga é instalar sistemas de iscas, vendidas também em lojas de animais e de construção. As iscas devem ser colocadas embaixo da casa e ao redor de um edifício.
“Essa técnica geralmente leva mais tempo para controlar uma infestação, mas pode ser eficaz e uma opção melhor em situações em que você não pode perfurar buracos, como em uma estrutura histórica” alega Benson.
Conserte vazamentos
Outra forma de prevenir a visita inesperada desses animais é consertando vazamentos de água e problemas de umidade em sua casa.
Isso porque cupins adoram e são atraídos por madeira úmida ou apodrecida. Até mesmo prédios de metal e gesso podem ter celulose suficiente na estrutura para permitir que eles se fixem e formem colônias.
Melhore a ventilação
A ventilação de ambientes fechados como porões e “quartos de bagunça” também é recomendada para evitar a revoada do inseto.
Certifique-se de que porões e espaços de acesso sejam ventilados adequadamente para evitar acúmulo de umidade. Além disso, não armazene madeira, papelão ou outros itens sem necessidade em espaços úmidos e fechados, pois também podem atrair o animal.
Proteja a Madeira
Também é recomendado que os móveis e estruturas de madeira não entrem em contato direto com o solo, como degraus de madeira ou a própria estrutura.
Além disso, certifique-se de que toda madeira em sua casa seja tratada e isolada adequadamente por um profissional.
Eleve o isolamento
Não deixe o isolamento de espuma das paredes ou de móveis entrar em contato com o solo. Cupins podem fazer túneis através do isolamento e entrar na estrutura.
Apesar de não comerem o isolamento, eles podem abrir caminho para outras partes da casa. Fechar a casa durante o fim da tarde também é recomendado para evitar a entrada dos animais.
Limpe as calhas
Certifique-se de que as calhas sejam limpas regularmente para que a água flua para longe da sua casa.
As calhas fornecem acesso fácil e entupimentos podem criar umidade e à madeira podre que os cupins gostam. Seguindo essas dicas, é muito provável que você não tenha problemas futuros com a praga.