• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ex-presidente do Uruguai, José Mujica, diz que Mercosul precisa pensar em plano “B” sobre acordo com a União europeia


Ele sugere que o Mercosul – bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – fortaleça as relações comerciais com a China. Segundo os dados da Associação Brasileira de Indústrias, o país asiático corresponde a mais de 50% do que foi exportado de carne bovina brasileira pelo mundo – a União Europeia significou menos de 4%. José Mujica diz não acreditar em acordo entre União Europeia e Mercosul
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, disse em entrevista à Globonews que o Mercosul precisará encontrar um plano “b” sobre de acordo com a União Europeia. A proposta comercial entre os blocos começou em 1999 e o termo foi assinado em 2019.
Desde então, o texto tem passado por revisões e exigências adicionais, principalmente por parte da União Europeia, devido à pressão imposta pelos por agricultores dos países-membro.
Por exemplo, na última semana, agricultores da França realizaram manifestações contra o acordo, pois, o receio deles é de que o tratado torne os produtos agrícolas sul-americanos mais baratos no território, reduzindo a competitividade das mercadorias europeias.
A proposta principal do texto é reduzir ou zerar as tarifas de importação e exportação entre os dois blocos. Para ser colocado em prática, o documento precisa ser ratificado pelos parlamentos dos 31 países envolvidos.
“Estamos preocupados com o progresso do Mercosul. A Europa não vai aceitar o acordo. Lula lutou, mas a oposição da França e da Polônia está fechada. E a França é muito grande na Europa […] Os agricultores franceses são os privilegiados nessa história”, disse o ex-presidente.
Dessa forma, sem dar muitos detalhes, Mujica sugere que o Mercosul – bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – fortaleça as relações comerciais com a China. “Os chineses são muito abertos para vender, mas para comprar, não”.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Indústrias, o país asiático corresponde a mais de 50% do que foi exportado de carne bovina brasileira pelo mundo – a União Europeia significou menos de 4%.
– bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai –
Adicionar aos favoritos o Link permanente.