Chapecó está sendo o palco, nesta terça e quarta-feira (26 e 27 de novembro), da última edição de 2024 do Programa Alesc Itinerante.
A iniciativa transfere temporariamente a sede da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) para diferentes regiões do estado, promovendo a aproximação do Parlamento com a população local e priorizando pautas regionais.
O evento, que também comemora os 190 anos do Poder Legislativo Estadual, acontece no Complexo de Eventos Tabajara, na SC-480, Km 145, e inclui a realização de reuniões de comissões permanentes e sessões ordinárias com votação de projetos de interesse do Grande Oeste catarinense.
Além disso, as sessões contam com pronunciamentos de entidades regionais, indicadas pela Bancada do Oeste.
Segundo a deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Bancada do Oeste, entre os temas centrais que serão debatidos, estão a situação das rodovias da região e a necessidade de implementação da energia trifásica, demandas consideradas fundamentais para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no Oeste catarinense.
“Vamos abrir a sessão regionalizada já com a reunião da Bancada do Oeste, tratando de temas urgentes para a nossa região. Queremos sair desse encontro com soluções para o avanço da infraestrutura e de energia de qualidade”, afirmou a deputada Luciane.
Todas as atividades da sessão regionalizada em Chapecó são abertas ao público.
Alesc itinerante: aproximando o Parlamento do povo
Segundo o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), o programa é uma oportunidade para que os cidadãos participem das atividades legislativas sem precisar se deslocar até Florianópolis.
“Queremos tornar o Parlamento mais acessível e permitir que as demandas de cada região sejam debatidas de perto. O Alesc Itinerante é uma forma de ampliar a conexão entre o Legislativo e a sociedade catarinense”, destacou De Nadal.
Importância para o Grande Oeste
A escolha de Chapecó para encerrar o programa reforça a importância da cidade como polo estratégico para Santa Catarina. Com destaque para as demandas do Grande Oeste, o evento oferece uma oportunidade para que lideranças e a comunidade local apresentem suas reivindicações e projetos.
A reunião conta com a participação de autoridades-chave para encaminhamento das demandas. Entre eles estão: Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes); Jerry Comper, secretário de Estado da Infraestrutura e Claudio Varella, diretor de Distribuição da Celesc.
Além disso, entidades regionais têm espaço para expor suas perspectivas e sugestões, ampliando o debate em torno das prioridades do Oeste catarinense.
Um ano de itinerância e integração
Desde sua criação pela Resolução 2/2024, aprovada em abril, o Alesc Itinerante já passou por Blumenau (maio), Joinville (junho), Criciúma (julho) e Lages (novembro).
Chapecó é a quinta e última cidade a receber o programa em 2024, consolidando o sucesso da iniciativa como uma ferramenta de integração entre as diferentes regiões do estado.
Em cada etapa, o programa reproduz o funcionamento do Parlamento estadual, incluindo a votação de projetos e debates focados em prioridades locais.