Antônio Carlos Araújo, que é militar reformado, se apresentou no Ciosp do Pacoval nesta segunda feira (25), e foi encaminhado ao Centro de Custódia, no bairro do Zerão. Acusado de assassinato está à disposição da justiça
Divulgação
Carlos Araújo, acusado de matar Antônio Candeia, de 80 anos, em uma área rural do município de Amapá, se apresentou no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval nesta segunda-feira (25), passou por audiência de custódia e foi encaminhado ao Centro de Custódia, no bairro do Zerão, na Zona Sul de Macapá. O acusado é militar reformado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Carlos chegou a unidade policial acompanhado de três advogados. Segundo a polícia, durante o interrogatório, o acusado permaneceu em silêncio.
O outro homem envolvido, Francisco Canindé, apontado como suposto mandante do crime, foi preso em flagrante ainda no sábado (23) e teve a prisão convertida para preventiva. Ele foi encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Os dois homens investigados têm ligação parental com a prefeita eleita de Amapá, Kelley Lobato (União). Canindé é companheiro de Kelley, enquanto Antônio Carlos é cunhado dela.
Em nota, ela informou que independente de quaisquer relações pessoais, reafirma compromisso com os valores da paz, respeito à vida e à justiça.
Veja também: No Amapá, idoso é morto a tiros durante discussão por terras; veja VÍDEO
Polícia diz que ‘briga por terras’ que resultou na morte de idoso no AP se arrasta desde 2019
O que diz a defesa?
Evandson Mafra, um dos advogados de defesa do acusado de disparar contra o idoso, disse que o cliente agiu em legítima defesa.
“A Constituição Federal reza que todos são presumivelmente inocentes até sentença judicial transitada em julgado. A gente vai precisar de toda a finalização do conjunto probatório, do inquérito policial, das perícias, especialmente da balística. Nós entendemos que pelos vídeos que passaram na imprensa, o que tivemos também acesso, verificamos que é clara a defesa legítima. E vamos verificar através dos outros elementos de prova, no sentido de absorver ou de no mínimo, minorar as consequências desse fato”, disse o advogado.
O delegado responsável pelo caso, Stephano Dagher, informou que a polícia segue empenhada nas investigações. Durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (25), as autoridades informaram que a ‘disputa pela área’ se ‘arrasta’ desde 2019.
“A Polícia Civil segue empenhada nas investigações para esclareces todas as circunstâncias do crime, incluindo, a eventual participação das outras pessoas que estavam no veículo no momento do crime. Nosso compromisso é garantir que todas as responsabilidades sejam apuradas de forma técnica e imparcial”, detalhou Dagher.
Antônio Candeia, o ‘Maranhão’, foi enterrado nesta segunda-feira (25). A família do idoso junto com uma multidão foram às ruas do município de Amapá, pedindo justiça pelo assassinato.
Dezenas de pessoas acompanham o enterro do agricultor no município de Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: