Neste ano, as compras para o Natal em SC terão um gasto médio de R$ 672 por pessoa, segundo a Fecomércio SC. O valor é representa R$ 17 a menos que a intenção de gastos de 2023, que foi de R$ 689. Mesmo assim, quase metade das famílias catarinenses afirmaram que as condições financeiras melhoraram de um ano para o outro.
E entre os presentes preferidos dos consumidores estão itens de vestuário, brinquedos, calçados e cosméticos. Porém, as categorias que representam maior gasto médio são o setor automotivo, como carros e motos, com valor de R$ 2,4 mil e, em seguida, itens de informática, com R$ 2.015.
Conforme a Fecomércio SC, outro dado sobre as compras para o Natal em SC que chamou a atenção foi a intenção de gastar com itens de papelaria – uma forma de antecipar o material escolar do próximo ano letivo. O ticket médio da categoria é de R$ 877.
Intenção de gastos em outras categorias
- Eletrônicos – R$ 1.740
- Óticas/joias/relógios – R$1.389
- Calçados – R$ 831
- Móveis, decoração e utilidades domésticas – R$ 803
- Perfumaria e cosméticos – R$ 799
- Itens de cama – R$ 706)
- Brinquedos – R$ 704
- Vestuário – R$ 685
Intenção de gasto x Intenção de compra
Ainda, de acordo com a pesquisa da instituição, as maiores intenções de gastos não significam que são as maiores intenções de compra dos catarinenses. O que a população pretende comprar neste Natal são roupas (36%), brinquedos (22%), calçados (15%) e cosméticos (11%).
E as promoções de Black Friday devem atrair os consumidores que querem antecipar as compras para o Natal em SC. Mais da metade dos entrevistados disseram que não devem deixar para última hora e querem comprar os presentes nesta semana.
Lojas físicas são preferência em compras para o Natal em SC
As lojas físicas ainda são o principal canal de compras, com 77,9% da preferência. Em seguida aparecem os marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, com 13,3%. Em seguida, está o e-commerce através da loja do próprio vendedor (4%), redes sociais (2,3%) e aplicativos de delivery (0,4%).
Além disso, o preço segue como o fator definidor para a escolha de um estabelecimento comercial na hora de fazer as compras de presentes de Natal. Assim, os consumidores dizem fazer pesquisas de preços, seja em lojas físicas ou virtuais.