• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Três municípios de Sergipe têm alta infestação do Aedes aegypti, aponta LIRAa


De acordo com o LIRAa, outros 31 municípios estão com médio risco e 40 apresentaram baixo risco. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem uma grande capacidade de adaptação.
CDC
Simão Dias, Moita Bonita e Itabaiana são os três municípios de Sergipe com alta infestação do Aedes aegypti, de acordo com o 6º e último Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com o LIRAa, outros 31 municípios estão com médio risco e 40 apresentaram baixo risco. O estudo, que tem o intuito de medir a presença do vetor nas localidades pesquisadas, apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0. Simão Dias tem 6,0; Moita Bonita 4,1 e Itabaiana 4,1.
A SES alerta para o período de temperaturas elevadas e chuvas pontuais e explica que o carro fumacê é disponibilizado nos municípios sergipanos. Além disso, medidas de prevenção para afastar o mosquito, como retirar o lixo acumulado dos quintais das residências, observar os recipientes com água que podem servir de criadouro e limpar as calhas do telhado devem continuar sendo realizadas.
Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo, a SES orienta que se deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.