O aguardado remake de Vale Tudo, está previsto para estrear na Globo apenas em março de 2025, mas já vem gerando discussões intensas entre fãs e especialistas. A nova versão, que vai substituir Mania de Você no horário nobre, faz parte das celebrações pelos 60 anos da emissora. Mas recriar uma obra considerada por muitos como a maior novela da história da televisão brasileira é um desafio que divide opiniões.
Carlos Alberto Riccelli, o César Ribeiro na versão original, é um dos que criticam a ideia. O papel será interpretado por Cauã Reymond no remake, mas Riccelli, aos 78 anos, acha que um distanciamento seria mais interessante. “Por que refazer uma história tão marcante e ainda viva na memória do público? Seria melhor se afastar o máximo possível da versão anterior, assim evitaria comparações inevitáveis”, opinou o ator em entrevista ao site F5.
Ele também comentou sobre o desafio de reviver a vilã Odete Roitman, originalmente interpretada por Beatriz Segall e agora a cargo de Debora Bloch. “Quem poderia superar Beatriz Segall como Odete? Ninguém! A menos que façam uma Odete completamente nova”, afirmou Riccelli.
+ Com fracasso de Mania de Você, Globo dá início às gravações de Vale Tudo no Paraná
Já Reginaldo Faria, que deu vida ao inescrupuloso Marco Aurélio, está otimista com o projeto: “Sou a favor de tudo que fortaleça o entretenimento. Espero que as novelas não sejam engolidas pelo streaming, porque são parte da nossa cultura”.
Opinião de outros atores do elenco
Outros nomes do elenco original também compartilharam suas opiniões. Rosane Gofman, que interpretou Consuelo em 1988, tentou um papel na nova versão e acredita no trabalho de Manuela Dias, autora do remake. “A primeira versão foi perfeita, mas confio na Manuela. Ela é ótima e pode criar outro grande sucesso”, comentou.
Lala Deheinzelin, a Cecília da versão clássica, torce para que o impacto artístico e social seja mantido: “Espero que tenham a mesma inteligência e qualidade artística para abrir novamente a mentalidade do público”.
+ Após recusar remake de Vale Tudo, Paulo Vieira avalia convite para outra novela da Globo
Flávia Monteiro, a intérprete de Fernanda, se mostrou favorável, mas com ressalvas: “Eu gosto de remakes, mas meu coração sempre fica nas primeiras versões”.
Paulo Reis, que viveu o fotógrafo Olavo, trouxe uma visão equilibrada sobre o remake: “O sucesso ou o fracasso vai depender. Repetir a repercussão da primeira versão é impossível, porque a TV de hoje é outra, mas alcançar um grande êxito artístico é bem possível”.
Colaborou: Renan Santos