O contato com a natureza é uma necessidade humana e a biofilia reconhece isso. Nos últimos anos, essa tem sido uma tendência no mundo da arquitetura, do design de interiores e da decoração, que busca criar ambientes cada vez mais confortáveis. O ator e apresentador, João Vicente de Castro, encantou muitos ao mostrar sua casa que segue esse conceito do “amor às coisas vivas”.
Casa de João Vicente de Castro é integrada à natureza
A arquitetura biofílica visa gerar bem-estar, relaxamento e serenidade integrando aspectos da natureza na construção de espaços internos. Em sua casa, localizada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o ator incorporou o conceito adicionando elementos naturais, como luz, ar, água e vegetação, além de imitar formas do ambiente natural por meio de linhas, cores e materiais.
O espaço, de 500 m², ficou, segundo Castro, exatamente do jeito que desejava: confortável, convidativo e contemporâneo. “Essa casa, mais do que qualquer coisa, é um projeto de vida. Mais do que uma casa, modéstia à parte, que eu acho deslumbrante, é uma casa acolhedora, que tem estética e uma ligação profunda com a natureza”, afirmou.
Além disso, o espaço é muito bem iluminado pela luz solar e ventilado, com portas e janelões de vidro. Os ambientes internos também são compostos por diversas plantas e o jardim da casa é todo feito com a mata brasileira.
Ainda dentro do conceito biofílico, cada pedra, de acordo com João Vicente, foi escolhida a dedo, buscando formas orgânicas e desenhos naturais. “Não tem nada mais orgânico do que ter quadros feitos pelo material que você colocou na casa. Então, eu tenho quadros e desenhos que vão aparecendo e que fazem muito parte da casa. É a natureza sendo a grande artista plástica dessa construção”, contou.