Grupo formado por 11 pessoas percorreu a ilha em 360 graus em dois dias. Organizadores da travessia consideram que esse é um resgate do ecoturismo local. Equipe faz travessia inédita em Fernando de Noronha
Uma travessia inédita foi realizada em Fernando de Noronha. Um grupo de 11 pessoas percorreu a ilha em 360 graus. O passeio foi feito por terra, pelas trilhas, num percurso de 32 quilômetros. A aventura foi realizada em dois dias (veja vídeo acima).
O roteiro é resultado de um projeto criado em 2017, que consta no livro “Travessias – Uma Aventura pelos Parque Nacionais do Brasil” , do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo representantes da Associação de Condutores de Fernando de Noronha, essa foi a primeira vez que a travessia foi feita com turistas. O grupo foi conduzido pelos guias locais Amanda Roca e Vithor Macêdo, no sábado (16) e domingo (17).
A travessia começou na Praia do Boldró. Depois, a equipe caminhou até a Praia do Sancho, onde aconteceu a parada para almoço. Os participantes seguiram até a Praia do Sueste, que faz parte do Parque Nacional Marinho e onde a equipe recebeu uma autorização especial do ICMBio para pernoitar.
Grupo passou no Mirante Dois Irmãos
Amanda Roca/Acervo pessoal
No segundo dia de caminhada, os aventureiros saíram do Sueste, passaram pela Enseada do Abreu, pela Praia da Atalaia, pela Pontinha-Caiera e pelo Porto de Santo Antônio, encerrando com a escalada do Piquinho.
O trajeto só foi percorrido anteriormente, de forma experimental, pela equipe que elaborou o roteiro. O sucesso da aventura foi comemorado.
“Esse é um resgate do ecoturismo, a verdadeira vocação da ilha. Noronha precisa deixar de ser apenas um destino de Instagram e baladas noturnas”, declarou a condutora de visitantes Amanda Roca.
A equipe também contou com a participação de Guilherme Nigro, que é condutor de visitantes de São Paulo. Os turistas que tiveram a oportunidade de realizar a travessia consideraram a experiência inesquecível.
“O passeio foi uma oportunidade de dar uma volta na ilha, uma chance de ter uma interação com a natureza de Noronha, que é abundante e protagonista. Foi incrível”, declarou a turista Vera Pimentel.
Travessia terminou no Piquinho
Amanda Roca/Acervo pessoal
O advogado Francisco Milane também fez o passeio. “A travessia foi uma experiência única. Podemos agregar as belezas naturais da ilha a conteúdos de cunho social, histórico, cultural e científico. Foi possível, ainda, vivenciar, na prática, um turismo sustentável, no qual eu acredito e comungo”, contou.
A ideia dos organizadores da travessia é oferecer o passeio como opção para os turistas que visitam Fernando de Noronha.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
;