Quando a folha do calendário vira para o mês de novembro, já sabemos que é hora de se preparar da melhor maneira para as promoções Black Friday.
Muitos destacam seus itens preferidos com meses de antecedência, enquanto outros vão aproveitando as promoções instantâneas anunciadas.
Fato que para promoções Black Friday serem bem aproveitadas, é preciso seguir lista de ações, que te deixam mais preparada para encontrar o produto ou serviço desejado com o melhor preço.
Promoções Black Friday: como se preparar para esse momento
A Black Friday de 2024 tem data marcada para o dia 29 de novembro, mas as promoções já estão rolando desde o começo do mês, com as ações prévias de “esquenta Black Friday”, nas quais as marcas distribuem seus principais desconto ao longo das semanas de novembro.
Com descontos que variam entre 20% a 80%, o evento representa uma boa oportunidade para adquirir itens que precisam ser renovados ou que estão fazendo falta em casa.
Logo, os mais preparados já monitoram os preços há tempos, observando as variações e vendo qual o melhor momento para a compra.
Mas essa é só um dos truques essenciais para aproveitar as promoções Black Friday com inteligência. A seguir, montamos um checklist com dicas valiosas para você realizar suas compras com segurança e evitar cair em golpes na Black Friday.
Verifique a procedência de links e sites
Ficar perdido no mar de ofertas é algo mais comum que o imaginado. O problema é que a quantidade de promoções da Black Friday pode gerar uma empolgação e um descuidado na hora de acessar sites, links e aplicativos.
Durante esse período, golpistas costumam replicar o mesmo visual de marketplaces conhecidos para aplicar fraudes. Por isso, confira se você está navegando pelo site oficial das lojas, que possuem o certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layer), representados pelo ícone de um cadeado.
Evite clicar em links suspeitos enviados por aplicativos de mensagem, e-mail ou redes sociais, pois eles podem ser uma isca para a captura ilegal de dados pessoais e financeiros do usuário.
No caso de dúvida, entre em contato com os canais de atendimento oficiais das lojas, para confirmar a procedência da oferta.
Monitore o histórico de preços
Uma frustração bastante comum na Black Friday é ver que os preços dos itens desejados estão inflacionados ou com valores que não refletem um verdadeiro desconto. Para evitar essa surpresa, é possível utilizar sites que acompanham o histórico de preços ao longo do ano.
Dessa forma, é possível ver a variação ao longo dos meses e fugir de uma experiência desagradável. Começando a pesquisa por descontos com antecedência, você tem uma referência do real custo das mercadorias e foge das famosas promoções “metade do dobro”.
Cupons de desconto e cashbacks
Programas de fidelidade que geram cupons de desconto e cashbacks são cada vez mais frequentes e devem ter condições especiais nas promoções Black Friday.
Anunciadas em canais oficiais das lojas, essas ações são contam com a parceria de influenciadores digitais que ajudam a disseminar as promoções para novos públicos.
Atualmente, uma boa promoção da Black Friday não é composta somente pelo desconto final oferecido, mas pelos pontos que serão acumulados com a compra e o valor devolvido com o cashback, tornando a experiência ainda melhor.
Consulte os prazos de entrega
O alto volume de produtos vendidos leva a um prazo maior para que as mercadorias sejam entregues e muitas vezes até um valor de frete maior.
Portanto, além de olhar o valor da mercadoria, confira as condições e prazos para entrega. Assim, você evitará ter ansiedade e estresse em um momento que tinha tudo para ser prazeroso.
Defina um orçamento
É normal que os olhos brilhem com tantos itens em promoção. São livros, itens de beleza, roupas, eletrodomésticos, artigos esportivos, smartphones, tudo com um preço bem atrativo.
O problema é quando a conta chega e o consumidor descobre que extrapolou seus limites. Para evitar essa sensação de desespero ao pagar as contas, selecione produtos prioritários em sua lista de desejos e um valor máximo para gastos. Com esse planejamento, a experiência de compras se torna mais realista e agradável.
Até quando dura a Black Friday?
Com as promoções de Black Friday começando semanas antes da data especial, o período de desconto costuma ser mais amplo que apenas um dia ou uma semana.
O mês de novembro marca para o calendário comercial o início das compras de final de ano, e a Black Friday é um momento escolhido pelas lojas para oferecer as melhores promoções. Contudo, passado a data do evento, os descontos sazonais são encerrados.
Dessa maneira, aproveite o momento da Black Friday até o dia 29 de novembro, acompanhando as promoções antes para não perder nenhuma oportunidade.