Os estivadores prestarão uma homenagem especial ao fogueteiro que, por mais de 40 anos, confeccionou os fogos para Nossa Senhora da Conceição. A corda que será usada no Círio de Nossa Senhora da Conceição, foi toda confeccionada pelos estivadores
Alcindo Lima/ repórter 94 FM
Os 300 metros de corda que serão utilizados pelos fiéis durante o Círio de Nossa Senhora da Conceição, no próximo domingo (24), já estão prontos. A amarração com o acabamento em três partes, foi realizada pelos associados do Sindicato dos Estivadores de Santarém, no oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo José Vianei, secretário do Sindicato, mais de 80 mil estalos de fogos de artifício estão preparados para marcar a passagem da imagem da padroeira. Este ano, a queima será inteiramente eletrônica, garantindo maior segurança, especialmente no momento em que a procissão passar em frente à sede do sindicato, localizada no cruzamento das avenidas Tapajós e Cuiabá.
A homenagem se tornou uma tradição e é realizada pelos estivadores há 40 anos, e este ano será renovada, com os estivadores, junto com seus familiares, organiza uma homenagem especial. Ainda de acordo com José Vianei, os preparativos já estão quase concluídos.
“Já estamos prontos, só esperando o momento. A corda está pronta, já caseada nas três partes. Hoje à noite, às 18h, teremos uma programação especial com louvor em frente ao sindicato, que seguirá até o amanhecer”, detalhou Vianei.
A homenagem, que ocorre quando a berlinda para em frente ao sindicato, promete momentos de grande emoção. A parada, que dura entre 15 e 20 minutos, é marcada por orações, cânticos e lágrimas de fé e gratidão. “É emocionante ver o rosto das pessoas, tanto dos estivadores quanto dos familiares, chorando de alegria ao homenagear Nossa Senhora”, afirmou o secretário.
Mais de 80 mil fogos de artifício estão preparados para marcar a passagem da imagem da padroeira.
Alcindo Lima/ repórter 94 FM
A área destinada aos fogos foi planejada para manter uma distância segura da procissão, com o suporte do Corpo de Bombeiros e uma brigada de prontidão.
Além disso, a celebração prestará uma homenagem especial ao fogueteiro que, por mais de 40 anos, confeccionou os fogos para este evento. “Será uma surpresa emocionante para os fiéis”, ressaltou Vianei.
Após a passagem da santa, o sindicato manterá a tradição do almoço coletivo, que foi suspenso no ano passado devido a imprevistos. Este ano, os estivadores estão determinados a oferecer novamente esse momento de confraternização, desmontando as estruturas logo após o término da homenagem.
Ainda nesta sexta (22), os estivadores irão realizar um momento de celebração com louvor e adoração até o amanhecer, enquanto os trabalhadores confeccionam a faixada do prédio. Para os interessados, o evento de louvor em frente ao sindicato, no cruzamento da Tapajós com a Cuiabá, é aberto a toda a comunidade. “Estamos prontos para receber todos de braços abertos”, concluiu Vianei.
*Colaborou Alcindo Lima/ repórter 94 FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região