Prisão aconteceu nesta sexta-feira (22) em Santana. Mulher e homem, de 18 e 20 anos, são apontados como especialistas em fraudes pela Internet. Casal acusado de estelionato
Polícia Civil/Divulgação
Um homem e uma mulher, de 18 e 20 anos, apontados como especialistas em fraudes pela Internet, foram presos nesta sexta-feira (22), no bairro dos Remédios, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá.
De acordo com a Polícia Civil do Amapá, durante uma das ações, o casal acessou, sem o conhecimento dos proprietários, contas bancárias, realizou empréstimos e transferiu os recursos para contas de “laranjas”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp.
Como tudo começou?
De acordo com informações do Delegado Nícolas Bastos, responsável pela investigação, o golpe iniciou após o casal se envolver em atividades criminosas em fóruns online, onde trocavam conhecimentos sobre inovações em crimes cibernéticos com comparsas de todo o Brasil.
Após essa troca de conhecimento, o casal passou a incluir nas redes sociais anúncios falsos de doações de objetos, nesses anúncios eles cobravam apenas o frete.
Além disso, eles realizavam vendas fictícias em plataformas comerciais e redes sociais. Nesses casos, as vítimas, ao efetuarem o pagamento, eram bloqueadas.
Golpe da conta bancária
Para essa ação, o delegado informou ainda que o casal se passava por funcionários de instituições bancárias, enganavam as vítimas dizendo que suas contas estavam sob ataque.
Com isso, eles induziam as vítimas a instalar aplicativos maliciosos. Com esses aplicativos instalados, eles acessavam as contas bancárias, realizando empréstimos e transferindo recursos para contas de terceiros.
A dupla será encaminhada ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), onde aguardará o julgamento.
LEIA TAMBÉM:
Homem é acusado de oferecer consulta espiritual ‘grátis’ para conseguir fotos de mulher do AP
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: