A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reabrirá a Igrejinha da UFSC, o Teatro Carmen Fossari e a Casa do Divino, nesta sexta feira (22) às 18h. Os espaços estavam fechados desde março desse ano para reformas e revitalização.
História da igrejinha da UFSC
A igreja foi construída em 1853 e apenas foi adquirida pela UFSC em 1970. Seu espaço hoje é usado para eventos culturais e musicais, que aproveitam sua acústica, como o igrejinha musical e o Livro na Praça. Ela é patrimônio cultural de Florianópolis, fiscalizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“É o momento de celebrar a vivificação de um equipamento cultural importante para o diálogo entre a comunidade interna e externa à UFSC”, disse professora Eliane Debus da secretária de Cultura, Arte e Esporte sobre a reabertura da Igrejinha da UFSC.
A reforma da igrejinha da UFSC
As obras incluíram a substituição de pisos danificados, realocação de sanitários e ar-condicionado, e instalações de manta térmica e de proteção para evitar goteiras.
Algumas salas tiveram pintura interna e as três construções tiveram pintura externa. As cores amarelo, vermelho e branco foram escolhidas por fazerem parte do projeto original da Igrejinha da UFSC.
As pavimentações e acessos foram adaptadas para as normas de acessibilidade, e houve uma padronização dos acessos, calçadas, áreas de estar e iluminação externa.
“Este momento não representa apenas o término de uma reforma física, mas simboliza o renascimento de um espaço essencial para a cultura e a arte em Florianópolis”, destaca Oto Bezerra, coordenador do Departamento Artístico Cultural.
Programação de abertura da igrejinha da UFSC
A programação de reabertura contara com apresentações culturais e pronunciamentos de autoridades. Confira a programação completa.
- 18h – Apresentações do Coral e da Banda Nós por Nós, do Colégio de Aplicação na Igrejinha
- 18h30 – Solenidade com pronunciamentos de autoridades na Igrejinha
- 19h – Encerramento com o Coral da UFSC na Igrejinha
- 20h – Apresentação da Companhia de Dança da UFSC no Teatro Carmen Fossari