• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Os alimentos que você deve comer para dormir melhor e rejuvenescer a memória e o cérebro aos 40

Adultos que sofrem de insônia e nunca têm um descanso reparador podem ter consequências tanto físicas quanto mentais a longo prazo, aponta o Ministério da Saúde. O problema pode ter muitas causas, mas muitas vezes pode ser solucionado com a combinação de uma boa alimentação com hábitos saudáveis, principalmente após os 40 anos.

Idosa dormindo

Alimentos para dormir melhor atuam na regulação de hormônios  – Foto: Reprodução/ND

Segundo o cardiologista e professor Paulo Henrique Godoy, pesquisas demonstram que indivíduos com déficit do sono tem, por exemplo, diminuição de anticorpos durante a vacinação em cerca de 50%.

Além disso, durante o sono há consolidação de memórias adquiridas, ou seja, um descanso correto ajuda também na atenção, memória, em atividades de tomada de decisão e na regulação emocional.

“Distúrbios crônicos do sono estão relacionados a doenças crônicas. Levam a envelhecimento precoce, diabetes, obesidade, aumento da pressão arterial, AVC, crises de asma, transtorno de humor, ansiedade, depressão e absenteísmo, por exemplo”, apontou Paulo Henrique.

Copo com suco de banana

A banana é um dos alimentos para dormir melhor – Foto: Freepik

A relação entre o sono e a alimentação

A relação entre uma boa noite de sono e uma dieta balanceada é bidirecional: o que você come afeta a qualidade do seu sono, e o sono, por sua vez, influencia suas escolhas alimentares e como o corpo processa nutrientes.

Alguns alimentos, como a banana, fornecem nutrientes essenciais para a síntese de hormônios como serotonina e melatonina, que promovem relaxamento e melhoram a qualidade do sono.

Já quando ocorre a privação de sono, os níveis de hormônios relacionados ao apetite, como grelina (que aumenta a fome) e leptina (que sinaliza saciedade) são alterados. Isso leva ao desejo por alimentos calóricos e ricos em açúcar.

Alimentos para dormir melhor, como castanhas

Alimentos para dormir melhor são ricos em triptofano – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Esses alimentos, por sua vez, podem causar picos de energia que dificultam o adormecer quando consumidos à noite.

Além disso, o sono inadequado aumenta a inflamação no corpo, afetando o humor e a energia, o que muitas vezes resulta em escolhas alimentares menos saudáveis.

Quais os alimentos para dormir melhor?

No geral, manter uma dieta balanceada é importante para conseguir regular o sono, como explicado à cima. No entanto, existem alguns alimentos que estimulam hormônios ligados ao sono e podem auxiliar ainda mais na hora de dormir.

  • Alimentos ricos em triptofano: É um aminoácido que ajuda a regular os níveis de serotonina, importante para o sono. Alguns exemplos são a banana, amêndoas, castanhas, sementes de abóbora e ovos.
  • Carboidratos complexos: Como o arroz integral, aveia e batata-doce, que ajudam a liberar insulina e aumentam a disponibilidade de triptofano no cérebro.
  • Fontes de melatonina: Cerejas, especialmente as ácidas, são ricas em melatonina, o hormônio que regula o ciclo do sono.
  • Chás calmantes: Camomila, valeriana ou erva-cidreira podem reduzir a ansiedade e preparar o corpo para dormir.

Caso os sintomas sejam mais graves, um médico especialista deve ser consultado.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.