• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O músculo facial que indica risco para a perigosa sarcopenia e perda de massa muscular

Pesquisadores da Universidade Juntendo, em Tóquio, Japão, descobriram uma nova forma de identificar o risco de sarcopenia em idosos: o volume do músculo masetero, responsável pela mastigação.

Idoso apalpando sofá

A sarcopenia é caracterizada pela redução progressiva da força e massa muscular, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida – Foto: Canva/Divulgação/ND

Publicada em outubro de 2024 na Archives of Medical Research, a pesquisa propõe que essa medição simples pode se tornar uma ferramenta vital para o diagnóstico precoce da perda muscular relacionada ao envelhecimento.

Para quem não sabe, a sarcopenia, que afeta milhões de idosos ao redor do mundo, é caracterizada pela redução progressiva da força e massa muscular, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida.

A pesquisa sugere que a medição do volume do músculo masetero pode prever a evolução da condição, com um foco especial nos homens, que apresentam risco significativamente maior de desenvolver a doença.

Homens correm mais risco de desenvolver a sarcopenia

Músculo facial

O músculo facial que indica risco para a perigosa sarcopenia e perda de massa muscular – Foto: Canva/Divulgação/ND

Conforme a Dra. Saori Kakehi, uma das responsáveis pelo estudo, os homens com menor volume de masetero têm 6,6 vezes mais chances de desenvolver sarcopenia em comparação àqueles com volume maior. Para as mulheres, esse risco é 2,2 vezes maior.

A pesquisa também aponta que fatores como IMC (índice de massa corporal), genética e níveis hormonais desempenham um papel importante na saúde muscular e no risco de sarcopenia.

Como são feitas as medições?

A medição do volume do músculo masetero foi feita com alta precisão utilizando ressonância magnética, o que permite uma análise detalhada e confiável da saúde muscular. A descoberta é promissora, pois poderia ser incorporada aos exames médicos regulares, permitindo a detecção precoce da sarcopenia, antes que seus sintomas mais graves apareçam.

Sala de ressonância magnética em Blumenau

A medição do volume do músculo masetero foi feita com alta precisão utilizando ressonância magnética, o que permite uma análise detalhada e confiável da saúde muscular – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Com a identificação precoce do risco, médicos poderiam oferecer programas de prevenção personalizados, melhorando a qualidade de vida dos idosos e, ao mesmo tempo, reduzindo os custos com tratamentos médicos a longo prazo.

Esse estudo abre novas portas para o diagnóstico e prevenção da sarcopenia, destacando a importância do músculo masetero como um marcador crucial da saúde muscular dos idosos e trazendo mais esperança para a longevidade saudável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.