A Prefeitura de Porto Belo e a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) inauguram em 5 de dezembro os Molhes do Rio Perequê e do Rio Perequezinho, construídos sob investimento de R$ 13 milhões.
A construção dos molhes foi custeada pelos associados da ACIP, por meio de substituição de outorga onerosa paga ao município. O evento deve contar com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
Mesmo cumprindo funções ambientais, os locais prometem se tornar uma nova atração turística da cidade.
Molhe do Rio Perequê
O Molhe do Rio Perequê é composto por um molhe principal com extensão estimada de 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando em seu interior uma dársena (doca).
Os molhes têm a finalidade de melhorar a turbidez da água, reduzir a influência de maré do rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima.
Molhe do Rio Perequezinho
A implantação do molhe do foz do rio Perequezinho, no lado Sul da praia, surgiu de uma demanda ambiental apontada por diversos estudos realizados na região. A obra foi necessária, entre outros, para garantir a estabilização da foz do rio Perequezinho, e também para desafogar a foz do rio.
A obra é composta por um único molhe de dimensão estimada em 135 metros de comprimento e três metros de largura. Em paralelo à construção do molhe, o projeto contemplou o desassoreamento do leito do rio Perequezinho, com intuito de aumentar a vazão. Para isso, uma área de aproximadamente 200 metros de extensão foi desassoreada.
“A inauguração dos Molhes marca a realização de um novo tempo em Porto Belo. A próxima etapa, que já está em elaboração por empresa contratada pela Associação, é o projeto urbanístico completo da praia, que engloba desde os Molhes do Rio Perequê ao Molhe do Rio Perequezinho, o que vai transformar ainda mais a orla”, ressalta Hilan Bitermann, vice-presidente da ACIP.