Um temporal que ocorreu na última terça-feira (19) derrubou uma árvore de 20 metros sobre túmulos e capelas no cemitério da Linha Tomazelli, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina.
Na manhã desta quinta-feira (21), as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos trabalharam para retirar os galhos e o tronco da árvore, um Cedro de grande porte.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Hüning, o trabalho exigiu muitos cuidado devido ao tamanho da árvore.
“O cedro tinha cerca de 20 metros, e a retirada foi feita com bastante atenção. Depois disso, faremos a manutenção do local. Pedimos que as pessoas que têm árvores grandes próximas das casas façam podas preventivas para evitar acidentes”, orientou.
Bairro Efapi foi o mais atingido no temporal
O temporal também causou outros problemas no bairro Efapi, que foi o local mais atingido, houve alagamentos, terra acumulada nas ruas e quedas de árvores.
Durante e após o temporal, equipes trabalharam na desobstrução de bocas de lobo, na limpeza de rios e riachos e na remoção de árvores caídas.
Segundo Hüning, o maior esforço foi para retirar a árvore no cemitério da Linha Tomazelli, devido ao seu tamanho e à necessidade de proteger os túmulos.
“Foi uma árvore muito grande, e deu bastante trabalho. Seguimos atentos para evitar novos problemas em situações como essa”, comentou.
A Prefeitura segue monitorando as áreas mais afetadas pelo temporal e reforça o pedido para que a população tome cuidados preventivos durante períodos de chuvas fortes.