Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais fez manifesto para alertar a necessidade de obras emergenciais em prédio histórico da universidade. Aulas são suspensas em instituto da UFRJ
A direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu as aulas desta quinta (21) e sexta-feira (22) por problemas de infraestrutura do prédio. Segundo os alunos, a universidade informou que não haveria aulas por e-mail e postagens em redes sociais.
“A situação do IFCS está deplorável. Já cansei de chegar lá e encontrar elevador sem funcionar. Pior ainda para quem tem alguma deficiência que precisa do elevador para subir para as salas e não tem. A estrutura das salas é péssima, é um calor muito grande dentro do prédio, sendo que o ventilador não dá vazão, muitas salas não tem ar-condicionado funcionando”, contou uma estudante.
Não é a primeira vez que o prédio histórico no Largo São Francisco de Paula, onde acontecem aulas de Filosofia e Sociologia, tem suspensão das atividades acadêmicas.
O instituto já teve falhas no sistema hidráulico, elétrico, problemas com infiltrações e desabastecimento de água esse ano.
LEIA TAMBÉM:
UFRJ sofre corte de luz e água em instalações da universidade por dívidas milionárias.
UFRJ suspende aulas em prédio nesta quinta (21) e sexta-feira (22) por problemas em infraestrutura.
Reprodução/TV Globo
Em nota, a direção do IFCS informou que a suspensão das aulas é necessária neste momento e serve como um alerta para evitar tragédias com a que aconteceu no Museu Nacional, que pegou fogo há seis anos.
Ainda segundo os alunos, eles ficaram sem aula por uma semana neste mês e já enfrentaram problemas com a falta d’água no prédio. “Se tem água, a gente não confia mais em beber porque a água também do IFCS já teve contaminada, fazendo aluno passar mal, professor passar mal” disse uma das alunas.
Em maio deste ano, de acordo com os alunos, os bebedouros do IFCS ficaram lacrados e com mau cheiro. A água não estava própria para consumo.
A direção do IFCS divulgou um manifesto para relatar a necessidade de obras emergenciais e disse que desde 2022 estão sendo abertos processos licitatórios, mas que apresentam dificuldades de avanço por causa da falta de recursos ou na aprovação de órgãos ligados à patrimônio histórico.
A TV Globo procurou a Águas do Rio sobre a situação de abastecimento do serviço no instituto da UFRJ, que em nota disse que não há problemas no fornecimento de água na região, que o problema é interno.