TV Bauru, criada em 1960, marcou a entrada das concessões de canais de televisão no interior, fora dos grandes centros, e a Rede Globo Oeste Paulista guiou a TV regional do Grupo Globo. Em 2024, evento comemorou 40 anos dessa história com profissionais que participaram de sua fundação. Diário de Bauru anuncia primeira cidade do interior da América Latina
Reprodução/TV TEM
Em 1960, a Guerra Fria moldava o cenário internacional, enquanto, no Brasil, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurava Brasília (DF). Em Bauru (SP), que na época tinha cerca de 90 mil habitantes, o transporte ferroviário desempenhava um papel essencial na economia local com a ferrovia Noroeste do Brasil e, no país todo, conectando a cidade a São Paulo e ao Mato Grosso.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Foi nesse contexto que surgiu a TV Bauru Canal 2, um marco na história da comunicação, sendo o primeiro canal de televisão fora de uma capital da América Latina.
Esse canal futuramente seria novamente protagonista de um marco: a criação da Rede Globo Oeste Paulista, que consolidou o projeto de TV regional do Grupo Globo e guiou a criação de outras afiliadas da emissora.
Nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia Mundial da Televisão, celebrado desde 1996 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para marcar a data, o g1 conta a história desses dois marcos, que tiveram Bauru como cenário.
Fundação da TV Bauru
A TV Bauru foi inaugurada em 1º de agosto de 1960, mesma data do aniversário de 64 anos de Bauru, e nasceu graças à visão empreendedora de João Simonetti, um imigrante italiano conhecido por sua liderança em diversos projetos pioneiros na cidade, como a criação da primeira emissora de rádio local, a PRG-8, e do primeiro cinema falado da cidade.
Fachada da rádio PRG8 em Bauru
Reprodução/TV TEM
Simonetti, que também era político pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conseguiu uma concessão para operar um canal de televisão, algo impressionante para a época, já que emissoras de TV eram concentradas em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.
“Ele era um político do PTB, foi presidente do PTB, muito ligado a Getúlio. E ele era um empreendedor, um pioneiro. Tanto que, para colocar a televisão em funcionamento, o governo exigiu que existissem mil ou 1,5 mil aparelhos. E vendeu logo, todo mundo pegou firme. Até meu pai vendeu televisões também”, lembrou Paulo Sergio Simonetti, neto de João Simonetti, em entrevista a um especial quando a TV Bauru completou 50 anos.
A iniciativa foi um sucesso, e a primeira transmissão ocorreu no dia do aniversário de 64 anos de Bauru, com uma entrevista conduzida pelo jornalista Hélio de Aguiar com o próprio João Simonetti.
Primeira transmissão da TV Bauru, em 1960
Reprodução/TV TEM
O primeiro sinal alcançava poucas cidades do centro-oeste paulista, como Garça, Agudos e Pirajuí (SP). Os telejornais eram transmitidos às 20h, trazendo notícias locais, regionais e nacionais.
Mais à frente, em outubro daquele mesmo ano, o veículo começou a aumentar sua grade de programação com a incorporação da programação da TV Paulista, futura Globo São Paulo.
Assim permaneceu até 1984, quando a Central Globo de Afiliadas e Expansão sugeriu um novo projeto de televisão para a região: a Rede Globo Oeste Paulista.
Fachada da Globo Oeste Paulista, em Bauru
Reprodução/TV TEM
A TV Regional na Rede Globo Oeste Paulista
A TV Bauru tornou-se Rede Globo Oeste Paulista em 24 de outubro de 1984, com um projeto liderado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que idealizou um novo conceito de TV regional.
Raul Bastos foi o chefe de jornalismo designado para liderar o projeto. Em entrevista à TV TEM, em 2024, quando o projeto completou 40 anos, o jornalista relembrou o desafio de assumir a emissora junto de Neusa Rocha.
“Eu havia acabado de chegar à televisão, com apenas dois anos de experiência, quando fui designado, junto com Neusa Rocha, para implantar aqui o conceito de TV Regional. Esse modelo, idealizado por Boni, fez dele o ‘pai’ dessa emissora, enquanto Neusa Rocha foi a ‘mãe’ desse projeto inovador”, lembra.
Switcher da Rede Globo Oeste Paulista
Reprodução/TV TEM
Neusa Rocha, também em entrevista à TV TEM no aniversário de 40 anos da emissora, ressaltou a pluralidade de profissionais que se mudaram para a cidade para colocar o projeto em prática.
“Foi uma experiência maravilhosa. Trouxemos pessoas de todo o Brasil: vieram profissionais de Pernambuco, do sul, de Curitiba, de Maringá. Fomos buscando talentos em todos os lugares, e hoje essas pessoas se tornaram destaques em várias emissoras”, lembra.
A Rede Globo Oeste Paulista, em Bauru, tornou-se um centro estratégico para a instalação de sucursais em outras cidades, como Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto, alcançando a cobertura de 260 municípios.
Em outubro de 2024, a implantação da Rede Globo Oeste Paulista completou 40 anos, e um evento reuniu profissionais de todas as áreas que trabalharam na década de 1980 e que hoje traçaram suas carreiras na história da televisão brasileira.
“É um prazer gigantesco fazer parte dessa história, testemunhar todas as mudanças tecnológicas, desde o surgimento até as transições que marcaram esse período”, disse Márcio Moraes, gerente de retransmissão que começou a carreira na Rede Globo Oeste Paulista, em entrevista à TV TEM.
Profissionais celebram os 40 anos da Rede Globo Oeste Paulista
Também à TV TEM, Amauri Soares, atual diretor da TV Globo e dos Estúdios Globo, lembrou como a iniciativa catapultou o surgimento de outras afiliadas.
“A região de Bauru tem a sua Globo pela TV TEM, a região de Sorocaba tem outra TV TEM, e o Rio Grande do Sul tem outra Globo, que é a RBS. Quando olhamos para o futuro da televisão, percebemos um grande diferencial estratégico: uma TV que é nacional, mas também local; que é de todos, mas também de cada região; que fala do mundo, mas também do seu bairro”, disse o diretor.
TV Modelo e TV TEM
Em 1990, a Globo Oeste Paulista passou por mudanças novamente e tornou-se a TV Modelo, com o objetivo de levar mais autonomia para as emissoras Globo do interior de São Paulo.
Fachada da TV Modelo em Bauru
Reprodução/TV TEM
Treze anos mais tarde, em 2003, surgiu a TV TEM, que, em rede, engloba as afiliadas Globo em Bauru, São José do Rio Preto, Itapetininga e Sorocaba (SP).
Em 2023, a TV TEM completou 20 anos, com cobertura em 318 municípios e atingindo a marca de 10 milhões de telespectadores.
TV TEM 20 anos: conheça a história da emissora no interior paulista
Dia Mundial da Televisão
O Dia Mundial da Televisão, celebrado todo dia 21 de novembro, foi proclamado em 1996 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de reconhecer o impacto desse meio de comunicação no processo de tomada de decisões globais.
Segundo o site oficial da ONU, a data destaca a televisão como uma ferramenta essencial para informar, sensibilizar e mobilizar a opinião pública em torno de questões cruciais como conflitos, paz, segurança, economia e desafios sociais.
“O Dia Mundial da Televisão não pretende celebrar a ferramenta em si, mas a filosofia que representa. A televisão representa um símbolo de comunicação e globalização no mundo contemporâneo”, caracteriza a organização.
Bandeira da ONU em Nova York
Ludovic Marin/AFP
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: