Na Semana da Consciência Negra, o g1 lista salões de beleza especializados no tratamento natural. Saiba onde cuidar de cabelos crespos e cacheados em Salvador
Arquivo Pessoal
Encontrar produtos e profissionais adequados para valorizar o cabelo crespo ou cacheado vai muito além da beleza para homens e, especialmente, mulheres negras. Representa cuidado, autoestima e empoderamento.
O processo inclui estudo e dedicação também. Só nos últimos anos, com o avanço de discussões sociais e movimentos populares, como a Marcha do Empoderamento Crespo, conversas sobre diferentes tipos de textura — se o fio é a 4A ou 4B, por exemplo, classificação que se usa para definir tipos de cachos — e cronograma capilar se tornaram populares.
NOVEMBRO NEGRO: Confira a página de conteúdos especiais do g1 Bahia
Na avaliação de Cáren Cruz, fundadora da Pittaco Consultoria e CEO da Pittaco Academy, startup de imagem identitária focada em diversidade, esse cuidado com o cabelo representa ainda o respeito à individualidade das pessoas para além do que o mercado de trabalho ou a sociedade, de modo geral, impõe.
“Para muitas pessoas, assumir [os fios naturais] é um ato de se conhecer. Quantas pessoas passaram a vida inteira tendo e tratando o cabelo sob uma perspectiva padrão, de estereótipo?”, indaga a consultora, antes de prosseguir.
Saiba onde cuidar de cabelos crespos e cacheados em Salvador
Arquivo Pessoal
“E aí a gente passa por um momento em que a sociedade começa a reconhecer essa diversidade capilar e as pessoas começam a querer saber: ‘como é de fato o meu fio?’. Assumir os fios naturais em suas maiores diversidades, é trabalhar a sua condição de identidade, por mais que depois você opte por fazer mudanças”.
VEJA TAMBÉM:
Saiba onde comer comida de origem africana em Salvador
Quem são os orixás do Dique do Tororó? Monumento reverencia entidades de matriz africana
Rolê Afro: conheça roteiros de passeios com experiências afrocentradas em Salvador
Por entender a importância desse processo, o g1 lista três salões especializados no atendimento aos cabelos crespos e cacheados em Salvador. Confira as dicas:
Salão Beleza Negra
Fundado há oito anos na varanda da casa da cabeleireira e empresária Carla Santana, na região da Baixa do Tubo, em Salvador, o Beleza Negra hoje tem três unidades comerciais: duas na capital, nos shoppings Piedade e Shopping Center Lapa, e uma em Monte Gordo, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana.
Salão Beleza Negra, no Shopping Piedade
Divulgação
Em entrevista ao g1, Carla conta que tem 16 funcionários e atende cerca de 400 pessoas por mês. “Nosso serviço é voltado pra cabelo crespo, cacheado, ondulado, em transição capilar e temos também alisamento, progressiva, botox. A diferença é que a química [quando usada] é própria do salão”, conta.
Local: Shopping Piedade – Piso 3 / Shopping Center Lapa – Piso L2
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 20h
Para saber mais: @salaobelezanegrassa no Instagram
Atelier dos Cachos
Nas redes sociais, o estabelecimento é apresentado como o primeiro de Salvador a focar em técnicas sem uso de química. Há quatro unidades na capital baiana e uma na cidade de São Paulo.
Local: Orixás Center – Rua Clóvis Spinola, 40, Piso A, Loja J / Bahia Shopping – Av. Dorival Caymmi, 14307, 1º andar / Shopping da Gente – Av. ACM, 4.591, 2º andar / Pituba – Rua Amazonas, nº 989
Para saber mais: @atelierdoscachos no Instagram
Atelier dos Cachos tem quatro unidades em Salvador e uma em São Paulo.
Divulgação
Salão Raízes
Salão Raízes, em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Atende cabelos crespos, cacheados e também ondulados, com foco em valorizar as texturas naturais, sem uso de química.
Local: Rua da Fonte do Boi – Edf. Torres, 12, sala 201
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17h
Para mais informações: @salaoraizes.salvador no Instagram
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻