Em Minas Gerais, quando uma criança está com um profundo desejo de comer alguma coisa – a ponto de adoecer, rogam os mais supersticiosos – diz-se que ela está “aguada”. Mas afinal, o que seria “aguar”? E será que a pronúncia e escrita correta é “agoar”?
O certo, segundo os dicionários, é “aguar” – e sim, tem tudo a ver com “água”. O significado mais literal desse verbo é “molhar com água”, servindo de sinônimo, neste caso, para “regar”. Mas também existem outras definições secundárias: “aguar” uma bebida qualquer pode significar adulterá-la, acrescentando água ao leite ou vinho, por exemplo.
Por fim, “aguar” também pode se referir ao ato de encher os olhos ou a boca d’água (com lágrimas e saliva, respectivamente). E daí a expressão do início deste texto: se alguém está com muita vontade de algo, fica de boca aguada!
Exemplos
- O menino aguou ao ver a vitrine da doceria, e a mãe precisou entrar para comprar um brigadeiro;
- Já aguou as plantas hoje? Não podemos esquecer, senão elas morrem!
- De olhos aguados, despediu-se da família no aeroporto.
- Não precisa aguar! Eu te dou um pedaço da torta.
Veja outras dúvidas de português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.